Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, a massa de ar frio está avançando pela região Sul do Brasil. Ao mesmo tempo, o calor intenso continua a atuar no Centro-Norte do país, promovendo temperaturas acima dos 37°C em pleno inverno, acompanhadas por índices de umidade relativa do ar extremamente baixos.
Frio no Sul
A previsão indica que a massa de ar frio segue na retaguarda das instabilidades da frente fria, que hoje começam a se deslocar em direção ao oceano, mantendo grande nebulosidade no leste de Santa Catarina, leste do Paraná, litoral e sul de São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda há possibilidade de pancadas isoladas de chuva no leste de Santa Catarina, mas as chuvas mais volumosas, com volumes entre 7 e 15 mm, devem ocorrer no leste do Paraná, litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.
Com o deslocamento das instabilidades, a massa de ar frio adentra o Sul do Brasil. O amanhecer de hoje apresentou temperaturas típicas de inverno, com alguns pontos registrando marcas negativas. Mesmo com a presença do sol durante a tarde, as temperaturas máximas devem variar entre 12°C e 15°C no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Nas regiões de serra e sul do Rio Grande do Sul, esses valores serão ainda menores.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Rodrigues destaca que, embora a massa de ar frio seja relativamente intensa, está dentro do esperado para o inverno. O centro desse ar polar deve se concentrar entre a Argentina e o Uruguai. A tendência é que, a partir de amanhã, as temperaturas comecem a subir gradativamente, com projeções indicando um final de semana com temperaturas elevadas na região Sul.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Calor no Centro-Norte
No Centro-Norte do Brasil, o calor intenso continua a predominar. Áreas que abrangem desde o noroeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul, até o norte do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, na região Nordeste, e até o norte do Amazonas e Amapá, na Região Norte, registram temperaturas elevadas. Os termômetros devem marcar acima de 32°C na maioria desses locais, com algumas regiões do norte do Tocantins, sul do Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Piauí e Maranhão beirando os 37°C a 38°C nesta terça-feira.
A grande amplitude térmica no sudoeste de Mato Grosso também é um destaque, onde as temperaturas podem variar de 13°C a 15°C pela manhã e ultrapassar os 35°C à tarde. Os baixos índices de umidade relativa do ar, na casa dos 15% a 20%, agravam a situação, aumentando os riscos de incêndios, especialmente para agricultores que estão avançando nas operações de colheita, como algodão e milho de segunda safra.
Projeção de chuvas
No médio prazo, há uma sinalização de chuvas no interior do Brasil no início da segunda quinzena de agosto. No entanto, Gabriel Rodrigues ressalta que ainda estamos distantes dessa projeção e o cenário pode mudar significativamente.
Fonte: agrolink