Doença de Newcastle impactará pouco as exportações


A ação de esclarecimento e monitoramento da Doença de Newcastle no Rio Grande do Sul foi eficiente, e não se esperam impactos significativos nas exportações avícolas do Brasil. Ricardo Santin, presidente da ABPA, e José Eduardo dos Santos, presidente da ASGAV, informaram em coletiva de imprensa que o autoembargo do Ministério da Agricultura era previsto e demonstra transparência sanitária. A exportação avícola brasileira é de cerca de 430 mil toneladas mensais, e, no cenário mais extremo, possíveis embargos poderiam afetar até 60 mil toneladas.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

“Isto não significa que este volume será destinado ao mercado interno. Provavelmente, os fluxos serão alocados para outros possíveis destinos demandantes destes produtos, especialmente em um momento em que a demanda internacional está aquecida”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

O impacto potencial do autoembargo representaria entre 5% e 7% da produção mensal brasileira, sendo um cenário extremo e não esperado. Luís Rua, diretor de mercados, destacou que a transparência e agilidade das autoridades devem levar a uma rápida recuperação. O presidente da ASGAV elogiou a rápida notificação e ação das autoridades sanitárias, que clarificaram a situação.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

“Identificou-se rapidamente o entorno da propriedade, foram feitas as análises, seguiu-se o monitoramento. Não há sinalizações de ampliações da ocorrência e, sim, apenas uma amostra identificada na testagem de uma situação pontual. Por tudo isso, esperamos que o restabelecimento da normalidade ocorra no curto prazo. Vale lembrar, também, que não há qualquer risco para o consumidor e que já foram realizadas todas as etapas de eliminação da ocorrência e desinfecção da granja”, pontua.
 

Fonte: agrolink

Anteriores Reuters: Lula diz que espera receber Venezuela de volta no Mercosul em breve
Próxima Secretário-geral da ONU Envia Mensagem de Paz em Vídeo na Abertura das Olimpíadas de Paris