Lateca cria alternativas inovadoras e sustentáveis na cidade


Cada vez mais se discutem questões de desenvolvimento sustentável no mundo. No contexto brasileiro, sabemos que o país é emergente e tem uma das bases energéticas mais limpas da atualidade. Com isto em vista, o Laboratório de Tecnologia e Conforto Ambiental (LATECA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Câmpus de Cuiabá, tem como objetivo a elaboração de pesquisas e projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável no âmbito da construção civil e urbana.

O Professor Ivan Julio Apolonio Callejas, coordenador do laboratório, conta que o LATECA atualmente foca em estudos e pesquisas que consideram as interações das construções, projetos e sistemas urbanos com o ambiente, com o objetivo de criar alternativas inovadoras e sustentáveis para as demandas urbanísticas de cidades e projetos de edificações. 

“Entre as principais pesquisas desenvolvidas pelo laboratório estão estudos do relacionamento entre as características do espaço natural e edificado, o clima e a paisagem urbana, com vistas a gerar subsídios para o planejamento ambiental urbano” aponta. O coordenador também conta que além de promover sustentabilidade o laboratório visa gerar inovações tecnológicas para a melhoria das condições de habitabilidade e saúde humana, bem como redução de consumo de energia nos centros urbanos.

Sobre a história do laboratório, o Professor diz que; a idealização para o LATECA como conhecemos hoje, se deu na necessidade do curso de Arquitetura e Urbanismo de ampliar o laboratório que não poderia atender as demandas da época.

“Após a qualificação do grupo de professores da arquitetura e urbanismo de 2012, notamos que as pesquisas e trabalhos desenvolvidos tinham uma amplitude maior do que aquela dada ao laboratório inicialmente, o que limitava a atuação do laboratório em interdisciplinaridade. Assim, em 2015, foi feita uma proposta de alteração da denominação para Laboratório de Tecnologia e Conforto Ambiental – LATECA” explica.

O LATECA se localiza na UFMT Câmpus de Cuiabá, na Faculdade de Arquitetura próximo ao acesso de serviços da Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia (FAET). 

Leia mais:

Lateca inaugura protótipo construído com solo-cimento

Fonte: ufmt

Anteriores Robótica desperta o interesse das meninas pela ciência
Próxima Catadores de materiais recicláveis recebem leites arrecadados em ação promovida pela primeira-dama de MT