Cônsul-adjunta da Itália, Lívia Satullo visitou a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na manhã desta segunda-feira (13). O encontro foi realizado no gabinete do deputado Paulo Fiorilo (PT), presidente da Comissão de Relações Internacionais. Entre os assuntos tratados na reunião, estavam os detalhes da parceria cultural entre as instituições para oferecer o ensino da língua italiana para os servidores da Casa.
“Nosso foco, como Consulado, é aumentar o ensino do italiano na cidade de São Paulo, sabendo que temos uma quantidade enorme de ítalo-brasileiros que trabalham aqui”, afirmou a cônsul-adjunta. “Nós temos, desde sempre, um grande relacionamento com a Assembleia Legislativa. Já trabalhamos há muitos anos com a Comissão de Relações Internacionais e essa relação tão estreita nos ajuda a melhorar o nível de cooperação e aproveitar possibilidades em vários setores”, acrescentou ela. O deputado Fiorilo reforçou o espírito de confiança: “Estamos construindo um convênio para que a gente traga o curso de língua italiana aqui para os funcionários. Mais uma iniciativa importante que envolve a Comissão de Relações Internacionais e a Mesa Diretora da Alesp”, comentou.
Economia
Lívia ainda ressaltou que esse projeto cultural pode ser uma ponte para novas parcerias econômicas e comerciais. “Qualquer contato entre nossas duas instituições é seguramente benéfico”, confirmou.
Desde 2019, o Consulado da Itália mantém o projeto “A Caminho do Interior”, que busca um maior contato com as comunidades de origem italiana que vivem fora da Capital. “Nós visitamos cerca de 20 cidades do Interior de São Paulo com esse projeto cultural. Temos também uma Câmara de Comércio, que é o lado econômico dessa iniciativa. Com ela, avaliamos possibilidades de cooperações econômicas com as cidades. Nosso esforço é justamente nesse sentido, porque, como Itália, nós sabemos que boa parte da nossa migração histórica fica no Interior paulista. É uma possibilidade importante que não podemos perder”, disse Lívia.
França
Nos mesmos moldes da parceria italiana ainda em acerto de detalhes, foi firmado no último dia 8 deste mês um acordo entre o Legislativo paulista, o Consulado da França e a Aliança Francesa para a promoção da língua e da cultura francófona (características da França) entre os servidores. Mais uma iniciativa para fortalecer a capacitação de todos na Alesp.
Fonte: al.sp.gov