Comissão acata criação de semana de conscientização sobre a dislexia


Está apto para ser votado em plenário o Projeto de Lei (PL) 172/2023,  da deputada Luciane Carminatti (PT), que visa instituir uma semana estadual voltada à identificação e conscientização sobre a dislexia. A condição foi alcançada na manhã desta quarta-feira (2), com a apresentação, pela Comissão de Saúde, de parecer favorável à matéria.

Na justificativa que acompanha o projeto, a Carminatti destaca que a dislexia, um transtorno neurológico caracterizado pela dificuldade no desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação de textos, ainda é pouco compreendido pela sociedade, tornando necessárias ações de orientação.

“A dislexia não está relacionada à desatenção, não é resultado de uma má alfabetização, desmotivação ou baixa inteligência, mas sim uma alteração neurobiológica, hereditária. O disléxico precisa, portanto, de atendimento pedagógico especializado.”

O projeto estipula o período entre os dias 3 e 10 de outubro para a celebração da semana dedicada ao tema, e o laço nas cores azul e laranja como seu símbolo.

O aval da Comissão de Saúde teve por base o voto apresentado pelo relator, deputado Lucas Neves (Podemos), pela “pertinência da proposta e convergência ao interesse público”.

Rede Feminina de Combate ao Câncer
Ainda durante a reunião, foi aprovado requerimento do deputado Neodi Saretta (PT) para que na próxima reunião do colegiado, no dia 9, representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) realizem uma explanação sobre as atividades desenvolvidas pela entidade.

Alexandre Back
Agência AL

Fonte: alesc.sc.gov

Anteriores Delegacia da Mulher de Cuiabá inicia ações da Campanha Agosto Lilás
Próxima Reforma tributária é tema da próxima Audiência Pública de Finanças