Uma revisão completa de parâmetros e critérios. Com essa explicação pouca esclarecedora que a presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Rita Serrano, anunciou, nessa sexta-feira (13), a suspensão da oferta do crédito consignado a beneficiários do repaginado Bolsa Família (ex-Auxílio Brasil), denominado Consignado Auxílio.
De acordo com a orientação do banco, contratações já realizadas não sofrerão mudanças, sendo mantidos inalterados os débitos das parcelas do financiamento, conforme estabelece cada contrato.
Na origem, a Caixa criou o empréstimo consignado do Auxílio Brasil ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), em 10 de outubro do ano passado. Por esse sistema de crédito, beneficiários do Auxílio Brasil faziam jus a financiamentos de até R$ 2,5 mil, montante a ser descontado em parcelas no limite de R$ 160 por um período máximo de 24 meses.
“Eu já posso anunciar para vocês que nós estamos suspendendo o consignado do Auxílio por duas razões. A primeira é que o Ministério do Desenvolvimento Social vai revisar o cadastro, então como o Ministério vai revisar o cadastro, não é de bom tom que a gente mantenha, porque não sabemos quem vai ficar nesse cadastro ou não”, revelou a presidente da Caixa, em coletiva após sua posse à frente da instituição financeira.
A segunda razão, prossegue a dirigente, é o fato de que “os juros dessa modalidade esta consignado são muito altos, então nós também estamos suspendendo para rever esses juros e vendo as possibilidades que existem para baixar esses juros, dentro, lógico, das regras de conformidade.
Ao negar a possibilidade de perdão aos devedores do consignado pela Caixa, Rita Serrano, adiantou que há a intenção de a “instituição negociar outros ‘pontos’ com o governo, o que incluiria baixar os juros”. Ainda nesse aspecto, a dirigente acrescentou que o programa de microfinanças do banco será ‘reavaliado.
“Todos estes produtos principalmente vinculados aos programas públicos serão reavaliados porque o governo também está reavaliando”, comentou Rita, ao acrescentar que “existe o propósito de voltar com o Minha Casa Minha Vida, rever o cadastro do Auxílio Brasil e retomar o Bolsa Família”.
Linha de crédito marcada pela controvérsia, o consignado do Auxílio Brasil foi lançado às vésperas do início da campanha eleitoral, com baixa adesão entre os bancos privados, o que não impediu uma forte demanda do público, resultando em aumento expressivo do nível de endividamento das famílias.
Fonte: capitalist






