Com o início das vendas de Omoda E5 e Jaecoo J7 programado para abril, a marca chinesa já se prepara para os próximos lançamentos. Ao menos dois novos carros, ambos da Omoda, devem chegar ao Brasil ainda em 2025. Um deles é uma versão híbrida do E5, que ainda não tem nome definido. O outro é o Omoda 7, um SUV híbrido plug-in que tem o mesmo porte do Ford Territory.
O primeiro a chegar é o Omoda 5 híbrido. O crossover faz parte de uma correção de rota promovida pela marca chinesa, que é parte do grupo Chery. A ideia inicial era lançar a versão híbrida leve, que compartilha conjunto mecânico com os Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7.
No entanto, a fabricante chinesa decidiu trocar o conjunto híbrido leve 1.5 turbo de 160 cv, pelo inédito híbrido pleno (HEV) baseado no mesmo motor turbo a gasolina 1.5, porém com injeção direta de combustível e operação em ciclo Miller, a fim de otimizar eficiência energética. O preço certamente será mais baixo que o da versão elétrica, com etiqueta estimada em R$ 200 mil. Podemos estimar algo perto de R$ 170 mil.
Meses depois, já no final do ano, a Omoda vai completar as fases da eletrificação de sua linha com o SUV 7. Caberá a ele cumprir o papel de maior e mais caro modelo da submarca no Brasil. Estamos falando de um veículo de porte médio. São 4,62 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,67 m de altura e 1,87 m de largura. Como referência, tem medidas similares às de um Ford Territory.
É também um pouco maior que o Jaecoo J7, que está na casa dos 4,50 m de comprimento. Os dois modelos, porém, vão compartilhar o conjunto mecânico, formado pelo 1.5 turbo dos Caoa Chery, mas a gasolina e com injeção direta, combinado a um propulsor elétrico dianteiro. Juntos, desenvolvem 339 cv de potência e 52 kgfm de torque.
Pelo porte (e peso) extra, é possível que o desempenho seja pior. Em nossa pista de testes, o Rota 127, o Jaecoo J7 levou 7 segundos cravados para ir de 0 a 100 km/h. Pelas mesmas razões, o preço pode ser um pouco mais alto, perto de R$ 250 mil.
Durante o anúncio de chegada ao Brasil, nesta quarta-feira (19), a Omoda Jaecoo fez questão de dizer que as duas marcas não serão concorrentes e terão públicos distintos. Até por isso, decidiram compartilhar a estrutura de concessionárias, mas com características diferentes.
Todas as lojas terão uma divisão clara. De um lado, Omoda. Do outro, Jaecoo. Por trás, uma única oficina. O objetivo da Omoda Jaecoo é ter 150 concessionárias abertas no Brasil até 2028. As primeiras 50 serão inauguradas a partir de abril, em 17 estados brasileiros.
Outro ponto ainda em aberto é a produção nacional. Executivos da empresa garantem que terá início “muito antes” da meta das 150 concessionárias, em 2028.
Os mesmos, contudo, seguem cautelosos a respeito do local. A fábrica que Caoa e Chery têm em parceria em Jacareí (SP), e que está fechada desde 2022, segue como possibilidade.
Recentemente, um acordo com a Caoa Chery formalizou a doação de parte do terreno de Jacareí para a Omoda Jaecoo. O ponto é que a área doada não é a mesma onde está a unidade fabril. Dessa forma, a chinesa teria que construir suas próprias instalações.
A Omoda Jaecoo também não descarta se associar a uma fabricante já instalada e com capacidade ociosa.
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Fonte: direitonews