À medida que a Fórmula 1 começa a retomar sus atividades em 2023, pequenas informações sobre os novos carros deste ano começam a aparecer.
Ferrari, AlphaTauri, e Aston Martin, foram as primeiras equipes a anunciar seus planos de apresentação dos carros para a nova temporada.
Para aguçar um pouco mais a curiosidade, a respeitada publicação italiana La Gazzetta dello Sport, parece ter algumas dicas iniciais sobre alguns carros 2023 da F1, especialmente aqueles que devem lutar na parte da frente do grid na próxima temporada.
Em um relatório técnico sobre o carro ainda sem nome da Ferrari, conhecido simplesmente como ‘Projeto 675’ até o momento, a Scuderia está produzindo um carro que será uma evolução e não uma revolução do F1-75, que apresentou imensa qualidade, apesar do carro ter sido ofuscado por uma infinidade de erros da Ferrari, que acabaram terminando com sua disputa pelo título.
A La Gazzetta dello Sport considera que o carro 2023 da Ferrari será mais estreito devido a um ‘conceito aerodinâmico que será bastante diferente’, e inovações como uma nova caixa de câmbio. O relatório também menciona que a Ferrari poderá desbloquear outros 30 cavalos de potência de sua unidade de potência.
Quanto ao carro da Red Bull, já conhecido como RB19, o jornalista Paolo Filisetti, afirmou que o carro deve ser 3 kg mais leve que seu antecessor de enorme sucesso em 2022, o RB18.
Ele acrescentou: “A caixa de câmbio, graças a um posicionamento diferente dos elementos de suspensão, apresentará um menor estreitamento, aumentando a seção dos canais Venturi. O design das laterais manterá fortes pontos de contato com o carro de 2022, mas será caracterizado por um refinamento do ‘fundo duplo’,” afirmou.
Os rumores sobre um chassi mais leve da Red Bull, certamente não são novos, pois mesmo durante a temporada 2022, parecia haver um plano da equipe para introduzir um novo chassis na segunda metade do ano.
Em agosto de 2022, a Auto Motor und Sport, informou que um chassi mais enxuto da Red Bull foi submetido a testes de colisão antes de uma possível introdução nas últimas seis corridas da temporada.
Max Verstappen também revelou à imprensa na época que um carro mais leve estava preparado para estrear, mas o chefe da Red Bull, Christian Horner, mais tarde negou que esse fosse o caso.
“Bem, eu não sei de onde vêm esses rumores”, disse ele à Sky Sports F1 em setembro passado. “Mas não, não há planos de introduzir um chassi mais leve. Então você sabe, nós continuamos. Estamos em boa forma.”
E talvez tenha sido por causa dessa ‘boa forma’ e do ritmo da Red Bull rumo aos dois títulos na F1 em 2022, que eles puderam adiar alguns de seus planos maiores e passar mais tempo na fase de desenvolvimento.






