Em acordo com McCarthy, Biden resolve questão da dívida dos EUA antes do final de seu 1º mandato


“O artigo 3101(b) do Título 31 dos EUA [que regula o limite do montante dos empréstimos governamentais do governo norte-americano] não se aplica ao período a partir da data de entrada em vigor desta lei até 1º de janeiro de 2025“, observa-se no projeto de lei preparado após as negociações entre Biden e McCarthy.

“O acordo representa um compromisso, o que significa que nem todos conseguem o que querem”, disse o presidente dos Estados Unidos. “Essa é a responsabilidade de governar.”
Além disso, o jornal aponta que visto que a eleição presidencial dos EUA está prevista para 2024 e que o próximo chefe de Estado será empossado em janeiro de 2025, Biden foi capaz de resolver seu problema da dívida antes do final de seu mandato.
O acordo foi selado em uma conversa telefônica na noite de sábado (27) entre McCarthy e Biden. O presidente americano anunciou que o projeto de lei seria enviado à Câmara dos Representantes e ao Senado no final desta semana, e pediu para os legisladores americano apoiarem o acordo.
De acordo com o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, sem a permissão do Congresso para empréstimos adicionais, o país já no início de junho corria o risco de não conseguir cumprir plenamente suas obrigações.
Kevin McCarthy, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA (à esquerda), em reunião com Joe Biden, presidente dos EUA (à direita), sobre o teto da dívida, no Salão Oval da Casa Branca em Washington, EUA, 22 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Coreia do Norte anuncia lançamento de satélite em breve e Japão promete 'medidas destrutivas'
Próxima Estreitos no mar Negro são 'trunfo de Ancara' na mediação do conflito ucraniano, diz analista