Cevada apresenta projeção de alta produtividade


De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (05) pela Gerência de Planejamento, o desenvolvimento das lavouras de cevada no Rio Grande do Sul está em boas condições gerais. As plantas estão expandindo a área foliar e, nas áreas semeadas no início da janela de plantio, encontram-se nas fases de emissão de espigas e floração.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

O manejo de plantas daninhas e a aplicação de nitrogênio foram finalizados, com os produtores agora focados no controle de doenças, especialmente o oídio, por meio da aplicação de fungicidas. No extremo Norte do Estado, algumas áreas semeadas no início da janela de plantio e atualmente em fase de floração têm recebido atenção especial devido aos danos causados por geadas.

A projeção para a safra é de 34.429 hectares, com uma expectativa de produtividade de 3.245 kg/ha. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Erechim, apesar de alguns danos pontuais provocados por geadas, a expectativa de produção permanece alta, alcançando 3.600 kg/ha, devido ao elevado potencial produtivo das áreas semeadas no final da janela de plantio.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Em Frederico Westphalen, aproximadamente 60% da área está em desenvolvimento vegetativo, 35% em florescimento e 5% em enchimento de grãos. Na região de Ijuí, as lavouras estão no final do estádio vegetativo, com baixa incidência de doenças e excelente potencial produtivo. Comparado às safras anteriores, as plantas mostram melhor sanidade e menos folhas basais amareladas.

Em Soledade, 19% das lavouras estão em perfilhamento, 78% em alongamento de colmo e 3% em espigamento. As condições climáticas durante o período foram favoráveis, e as perspectivas de produtividade estão alinhadas às expectativas, especialmente para as lavouras manejadas com boas práticas tecnológicas. No entanto, foram registrados casos de deficiências nutricionais em algumas áreas.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

No mercado, a cotação média da cevada para indústria de malte na região de Erechim é de R$ 85,00 por saca de 60 quilos, enquanto em Frederico Westphalen, o preço médio é de R$ 83,00 por saca.

Fonte: agrolink

Anteriores Colheita do milho 2ª safra 2023/2024 deve ser concluída em até 35 dias no Estado
Próxima F1: Gabriel Bortoleto perto da vaga da Audi em 2025