Caracas será a sede do diálogo entre o governo da Colômbia e o ELN


“Na resolução 265 de 15 de novembro de 2022, reconheceu como autorizados os representantes do Exército de Libertação Nacional para participar da Mesa de Diálogo que o governo nacional retomará com essa organização em Caracas”, diz comunicado da procuradoria colombiana.

O reinício das negociações de paz entre o Estado colombiano e o ELN acontece na próxima segunda-feira (21), conforme anunciou o presidente Gustavo Petro nesta quinta-feira (17).
Em 4 de outubro, o governo do Petro e a guerrilha assinaram um comunicado em Caracas no qual concordaram em restabelecer a mesa de conversações com suas respectivas delegações.
Além disso, decidiram retomar os acordos alcançados em 30 de março de 2016.
Em setembro, Petro pediu a seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, que fosse um fiador no processo de paz com o ELN, e ele aceitou.
A Venezuela foi garantidora do processo de paz em 2016, quando acompanhou a primeira fase das conversações com o ELN, juntamente com Cuba , Noruega, Chile, Brasil e Equador.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante discurso da vitória na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), em 30 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2022

Notícias do Brasil

Com Lula e Petro, América do Sul vai avançar em integração, diz analista

Em 2019, o ex-presidente Iván Duque suspendeu esse processo após um ataque com carro-bomba contra a Escola de Cadetes da Polícia que deixou 21 mortos, incluindo o agressor, e 68 feridos.
Na ocasião, Duque anunciou a reativação dos mandados de prisão contra os integrantes dos negociadores de paz do ELN pelo atentado, e pediu a Cuba, sede das negociações, que os efetivasse.
Esses mandados de prisão foram suspensos em 17 de novembro pelo governo Petro com objetivo de reiniciar o diálogo.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores A estratégia russa com Lavrov e a 'linha vermelha' entre EUA e China: como foi a Cúpula do G20?
Próxima Butantan detecta sublinhagens da Ômicron em São Paulo e Ribeirão Preto