Iluminação LED impulsiona produtividade


O avanço das tecnologias de iluminação tem transformado a produção agrícola no Brasil. Um estudo da empresa Silicon, especializada em eficiência energética, revelou que o uso de LEDs com espectros otimizados pode aumentar a produtividade de cultivos em até 67%, além de reduzir o consumo de energia e garantir uniformidade no desenvolvimento das plantas. A combinação entre energia solar fotovoltaica e iluminação suplementar tem se mostrado uma solução viável para reduzir custos e promover sustentabilidade em propriedades rurais.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Segundo a pesquisa, espécies como beterraba, coentro, rabanete e rúcula apresentaram ganhos significativos no crescimento, enquanto culturas como salsa e repolho roxo também mostraram resultados positivos. Entre os destaques, o estudo apontou aumento de 280% na massa radicular de mudas de eucalipto BenthamiI e redução de 30% no ciclo de inverno do café conilon, ganhos que indicam o potencial da iluminação LED na aceleração do ciclo produtivo.

Os testes conduzidos pela Silicon consideraram diferentes substratos e condições de cultivo, com projetos personalizados que definem a quantidade e o posicionamento ideal das luminárias. Essa precisão garante máxima uniformidade luminosa e crescimento homogêneo das plantas. Além disso, o uso de LEDs de alta performance favorece o cultivo em ambientes controlados e urbanos, reduzindo perdas e melhorando a previsibilidade das colheitas. 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

“Essa capacidade de acelerar o ciclo de crescimento e estabilizar a produção, mesmo frente a variações climáticas, aumenta a previsibilidade do negócio e permite que o produtor otimize sua capacidade, garantindo qualidade consistente e entregas seguras”, conclui Bruno Bassani, gerente de inovação da Silicon.

Fonte: agrolink

Anteriores Queda do MAP devolve parte das altas do fertilizante em 2025, mas chega tarde para o produtor brasileiro
Próxima Mutirão CAR 2.0 em Campo para regularização de imóveis rurais acontece nos dias 25 a 27 em Diamantino