Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Receita Federal realiza, nesta sexta-feira (31), o pagamento do lote residual de 248.894 restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O valor total liberado é de R$ 602 milhões, contemplando declarações de 2025 entregues fora do prazo ou com pendências que foram corrigidas, além de restituições residuais de anos anteriores.
De acordo com o órgão, mais da metade dos recursos — R$ 349 milhões — será destinada a contribuintes com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência e professores.
Entre os beneficiados, estão:
-
6.627 idosos acima de 80 anos;
-
36.714 contribuintes entre 60 e 79 anos;
-
5.040 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave;
-
10.871 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Além disso, 158.775 declarações pertencem a contribuintes sem prioridade legal, mas que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem pelo recebimento via Pix. Outros 30.867 contribuintes sem prioridade também foram contemplados neste lote.
Como consultar
A Receita Federal disponibilizou a consulta ao lote residual na semana passada. Para verificar se a restituição foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita, entrar na opção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”.
Pagamento e resgate
O valor é depositado diretamente na conta bancária informada na declaração ou via Pix, com o Banco do Brasil responsável pelo repasse.
Caso o contribuinte não resgate a restituição no prazo de um ano, será necessário solicitar o valor novamente no Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, em Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.
Fonte: gazetabrasil






