Rússia testa com sucesso o 1º estágio do foguete Soyuz-5 e prevê lançamento até o fim do ano


“Foram realizados testes de ignição terrestre do primeiro estágio do foguete Soyuz-5 no Centro de Testes Científicos da Indústria Espacial e de Foguetes”, afirmou a corporação em comunicado oficial.
Durante o ensaio, o motor criogênico RD-171MV funcionou por 160 segundos, gerando um empuxo de 800 toneladas em condições controladas. Os técnicos também verificaram a coordenação entre todos os sistemas de bordo da unidade de propulsão.
A Roscosmos destacou que esse mesmo estágio servirá como módulo base para o futuro foguete de classe superpesada atualmente em desenvolvimento no país.
Nave da missão espacial Soyuz MS-05 na plataforma de lançamento do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em 26 de julho de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2025

“Os testes de hoje pavimentam o caminho para o lançamento do Soyuz-5 a partir do cosmódromo de Baikonur até o fim deste ano”, acrescentou a agência.
O foguete de porte médio Soyuz-5 foi projetado para colocar cargas úteis de até 17 toneladas em órbitas baixas. O desenvolvimento do novo lançador está sob responsabilidade da Rússia, enquanto o Cazaquistão moderniza, dentro do projeto conjunto Bayterek, o local de lançamento anteriormente usado pelos foguetes Zenit.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Veja o que diz a pesquisa Quaest sobre avaliação positiva e negativa de Lula
Próxima Houthis afirmam ter atacado Tel Aviv com míssil balístico hipersônico