Antes do início da temporada, o conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, causou polêmica ao se referir a Gabriel Bortoleto apenas como um “piloto B” na Fórmula 1.
No entanto, o piloto brasileiro tem mostrado o contrário. Nas últimas corridas, ele vem se destacando e foi muito elogiado pelo seu chefe de equipe, Jonathan Wheatley, que chamou sua performance no GP da Itália como fantástica.
Bortoleto superou seu experiente companheiro de equipe na Sauber, Nico Hulkenberg, pelo sexto treino classificatório consecutivo e marcou pontos pela quarta vez em seis corridas, terminando em oitavo lugar em Monza.
O talento do brasileiro não passou despercebido. O jornalista da Sky Sports F1, Ted Kravitz, afirmou: “Todos as equipes top estão interessados nele.”
“Gabriel Bortoleto tem mostrado seu potencial como futura estrela da Fórmula 1, e todos as equipes top estão interessados nele”, disse Kravitz no Ted’s Notebook, após a corrida de domingo.
“Mas ele diz que vai permanecer na Sauber e na Audi para trabalhar no projeto empolgante para o futuro, terminando em oitavo hoje e aproveitando uma boa performance no treino classificatório,” acrescentou.
Bortoleto seguirá na Sauber enquanto a equipe se transforma na Audi em 2026.
O vencedor de três Grandes Prêmios, Johnny Herbert acredita que a Red Bull deveria considerar contratar Bortoleto em vez do jovem piloto, Isack Hadjar.
“Eu provavelmente daria a vaga na Red Bull para Bortoleto”, disse Herbert ao Racing Tipster. “Ele venceu os campeonatos de F3 e F2 em anos consecutivos. Mas o ponto realmente positivo a seu favor, que é o que Oscar tinha com Mark Webber, é que ele tem Fernando Alonso como seu manager. Ele pode dar aquele ingrediente extra que permite que Bortoleto continue evoluindo, enquanto Hadjar não tem alguém como Fernando ao lado dele. Ele precisa descobrir tudo sozinho.”
“Bortoleto corre contra Alonso, um dos melhores de todos os tempos, e está adquirindo consciência de corrida. Depois, eles conversam sobre isso após uma corrida. É por isso que isso lhe dá vantagem, mas ele é muito impressionante, mesmo em um carro que, provavelmente, não é tão bom quanto o RB,” concluiu.
Fonte: f1mania