Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram nesta segunda-feira (12) os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem consultar o resultado diretamente na Página do Participante.
A partir de hoje, também começa o prazo para interposição de recursos, que será fechado em 16 de maio, e os resultados das solicitações de revisão serão divulgados em 22 de maio.
As inscrições para o Enem 2025 terão início em 26 de maio e se estenderão até 6 de junho. As provas objetivas e de redação ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro.
A isenção da taxa de inscrição é concedida para estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas em 2025, participantes do programa Pé-de-Meia, pessoas que completaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas, além de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.
Com mais de 20 anos de história, o Enem se consolidou como uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são fundamentais para a concessão de auxílios como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Além disso, o Enem pode ser utilizado por instituições de ensino superior em Portugal, por meio de convênios com o Inep, facilitando o ingresso de estudantes brasileiros em universidades portuguesas.
Fonte: gazetabrasil