Sinais Sutis de Ataque Cardíaco que Você Não Pode Ignorar


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

A cada minuto, uma pessoa dá entrada em um pronto-socorro do Sistema Único de Saúde (SUS) com crises agudas causadas por doenças que afetam o coração, como insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio. Em 2023, as internações decorrentes desses quadros totalizaram 641.980, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede). Muitos desses casos podem ser atribuídos à falta de atenção a sinais de alerta cruciais. Entre os sintomas mais evidentes de um evento cardíaco iminente estão dor, aperto ou peso no peito, tontura ou fadiga incomuns, falta de ar e ritmo cardíaco irregular (arritmia). Esses sinais devem ser considerados como uma indicação urgente de que é necessário procurar atendimento médico.

Embora a maioria das pessoas conheça os sintomas clássicos, o Dr. Bhavini Shah, da Lloyd’s Pharmacy, sediada no Reino Unido, compartilhou com o Daily Mail alguns sintomas mais sutis observados em pacientes com doenças cardíacas. Entre eles, destacam-se o inchaço nas pernas, mudanças na cor dos olhos e inchaço nas pontas dos dedos. Segundo o Dr. Shah, “reduzir a ingestão de gordura é uma maneira eficaz não só de diminuir o risco de doença coronariana, mas também de ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sinais sutis de doenças cardíacas

O clubbing digital ou inchaço dos dedos é um sinal de má circulação, fazendo com que as unhas e pontas dos dedos pareçam redondas e aumentadas. De acordo com a American Heart Association, isso ocorre devido a níveis cronicamente baixos de oxigênio no sangue, o que impede que o sangue oxigenado alcance as extremidades do corpo. Como resultado, novos vasos sanguíneos são formados e os tecidos moles incham em um esforço para captar mais oxigênio. Além de ser um indicativo de doenças cardíacas, o clubbing digital pode também sinalizar doenças inflamatórias intestinais, cirrose hepática e doença celíaca.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Outra possível indicação de problemas cardíacos é a presença de um anel azulado ou acinzentado ao redor da íris do olho, conhecido como arcos senis. Este halo gorduroso sugere que os níveis de colesterol no sangue estão elevados, levando ao bloqueio dos vasos sanguíneos. Aproximadamente 45% das pessoas acima de 40 anos e 70% das pessoas com mais de 60 anos desenvolvem esses depósitos lipídicos ao redor da íris.

Inchaço como sinal de alerta

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quando o coração não consegue bombear sangue de forma eficaz, líquidos podem se acumular nas pernas inferiores, tornozelos e pés, resultando em inchaço conhecido como edema. Este é um sinal claro de que o coração está fraco e que a parada cardíaca pode ser iminente. Embora o inchaço comece nas extremidades inferiores devido à gravidade, pacientes com doenças cardíacas avançadas podem também apresentar inchaço nas mãos, rosto e distensão abdominal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Carro elétrico com escape pode virar realidade pelas mãos da Stellantis
Próxima Novos cálculos da NASA concluem que asteroide em rota de colisão com a Terra não é mais uma ameaça