Rússia ‘informará com até 24 horas de antecedência’ em caso de disparo de míssil balístico aos EUA


É o que disse, nesta segunda-feira (16), o comandante das Forças Estratégicas de Mísseis da Rússia (RVSN, na sigla em inglês), Sergei Karakaev.

“A Rússia informa o lado americano com pelo menos 24 horas de antecedência sobre qualquer lançamento planejado de mísseis balísticos intercontinentais e mísseis balísticos lançados por submarinos. Os Estados Unidos também devem fornecer informações semelhantes. Tal notificação especifica a data planejada de lançamento, o local de lançamento e a área de impacto da ogiva”, disse Karakaev em uma entrevista ao jornal Krasnaya Zvezda.

Míssil balístico (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2024

Contra os mísseis russos nem os EUA podem

No final de novembro, em resposta aos ataques impetrados pela gestão de Kiev com ajuda do Ocidente, o presidente russo Vladimir Putin confirmou o uso do potente míssil hipersônico Oreshnik.
À época, Putin afirmou que o teste com o mais novo míssil de médio alcance hipersônico foi bem-sucedido e alertou que “em caso de escalada, a Rússia responderia de forma decisiva e proporcional”.
Recentemente, o presidente dos EUA, Joe Biden, que está em suas últimas semanas de mandato, autorizou a Ucrânia a usar mísseis de longo alcance dos EUA para atacar o território da Rússia longe da zona de conflito.
Em coletiva dada à margem da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, o chanceler russo Sergei Lavrov afirmou que a medida é um sinal de que os EUA querem uma escalada no conflito.
“O fato de que ATACMS foram usados ​​repetidamente […] na região de Bryansk é, claro, um sinal de que [os Estados Unidos] querem escalar. É impossível usar esses mísseis de alta tecnologia sem os norte-americanos”, disse o chanceler.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Interpol prende 26 pessoas por desmatamento ilegal na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai
Próxima EUA atacam prédio do Ministério da Defesa do 'governo houthi' em Sanaa, diz fonte à Sputnik