Conteúdo/ODOC – A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, declarou neste sábado (6) que a expectativa é de um dia tranquilo nas eleições deste domingo em Cuiabá. No entanto, destacou que os principais desafios serão garantir uma conexão de internet estável e o fornecimento de energia elétrica durante o pleito.
Apesar dessas preocupações, a desembargadora prevê que a apuração dos votos seja rápida, com o resultado final sendo divulgado em até duas horas após o encerramento da votação. “Estamos preparados inclusive para quedas de energia, caso a chuva se confirme. A expectativa é que o resultado saia até duas horas depois do término da votação”, afirmou.
A operação do transporte público também foi abordada pela presidente do TRE. De acordo com Maria Aparecida, a frota de ônibus estará operando com 100% de sua capacidade na capital, garantindo que os eleitores possam se deslocar sem maiores transtornos. “Já conversamos com os responsáveis pelo transporte coletivo e ficou acordado que toda a frota será disponibilizada”, explicou.
Quanto ao fornecimento de energia elétrica, a desembargadora revelou que o tribunal alinhou previamente medidas junto à empresa responsável, para minimizar o impacto de possíveis quedas de energia durante o processo eleitoral.
Outro ponto de preocupação, segundo Maria Aparecida, é o funcionamento das urnas eletrônicas em áreas com baixa conectividade. “O que mais nos preocupa é o funcionamento das urnas em locais onde a internet é instável ou inexistente”, destacou.
Os eleitores em Cuiabá poderão votar das 7h às 16h, e o TRE-MT já preparou uma série de medidas para garantir a acessibilidade. Cerca de 11 mil eleitores com deficiência contarão com um canal de apoio, oferecendo transporte e intérpretes de Libras para auxiliar no deslocamento e atendimento nas seções eleitorais. “Estamos disponibilizando canais de acessibilidade para que esses eleitores possam ter um suporte adequado”, informou a presidente.
A previsão é de chuva durante o dia, mas a organização do pleito segue confiante de que, mesmo com os desafios, tudo ocorrerá dentro da normalidade.
Fonte: odocumento