Pequim abruptamente troca comandante no mar do Sul da China à medida que tensões aumentam


O general Wu Yanan foi nomeado para chefiar o Comando do Teatro do Sul do Exército de Libertação Popular (ELP), de acordo com uma reportagem da mídia estatal chinesa, publicada na quarta-feira (1º).
Wu substitui o comandante anterior Wang Xiubin, de 60 anos. Embora não haja limites de mandato para comandantes, os dois antecessores de Wang renunciaram na idade de aposentadoria, que é de 65 anos.
Navio da Guarda Costeira da China (à direita) supostamente impedindo passagem do navio Malabrigo da Guarda Costeira das Filipinas perto do atol Second Thomas Shoal, no mar do Sul da China, 30 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2024

Nenhuma razão oficial foi dada para sua saída, nem próximos passos para o general. Wang foi apresentado pela primeira vez como chefe do Comando do Teatro Sul em julho de 2021, quando estava sendo promovido a general.
Ele apareceu em público pela última vez nessa função em abril, quando se encontrou com oficiais franceses visitantes.
O presidente chinês Xi Jinping pediu maiores esforços para construir um sistema de defesa de fronteira em uma reunião nesta semana, em meio a disputas com a Índia e no mar do Sul da China.
Ilha Cay, reivindicada pelo Vietnã, vista de um avião de transporte C-130 da Força Aérea das Filipinas, em 21 de abril de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 07.06.2024

Na quarta-feira (31), um navio de guerra canadense passou pelo estreito de Taiwan, no que Ottawa chamou de compromisso com um Indo-Pacífico aberto, gerando uma repreensão da China.
Em resposta, Pequim disse que a passagem da fragata canadense havia “assediado e perturbado a situação e minado a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan”, conforme noticiado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Ram Rampage comemora um ano de Brasil com edição especial e cor chamativa
Próxima Número de mortos em deslizamentos de terra na Etiópia sobe para 157