Promessa do endurance, Pin se torna aposta da Mercedes na F1 Academy


Em sua estreia na F1 Academy (categoria feminina apoiada pela Fórmula 1), a Mercedes já se posiciona como forte candidata ao título em 2024. A equipe arantiu a contratação de Doriane Pin, uma jovem piloto de 20 anos que causou sensação no último ano no Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Além disso, Pin se tornou integrante do Mercedes-AMG F1 Team Junior Programme, abrindo um novo capítulo promissor em sua carreira.

Considerada a maior promessa feminina do automobilismo mundial, Pin disputou a temporada 2023 do WEC na categoria LMP2 pela equipe Prema, da Itália, ao lado do ex-piloto de F1, Daniil Kvyat e de Mirko Bortolotti. O trio conquistou o segundo lugar na categoria na icônica 1000 Milhas de Sebring. Um ano antes, ela já havia subido ao degrau mais alto do pódio nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, integrando a equipe feminina Iron Dames na categoria Gold.

Por muito tempo, a carreira de Pin parecia focada exclusivamente nas provas de endurance. Agora porém, a jovem piloto ingressa no mundo dos monopostos. Além de seguir competindo no UAE F4 Championship, ela estará no grid da F1 Academy representando a Mercedes em 2024.

Empolgada com o novo desafio, Pin afirmou: “Estou muito feliz por entrar no programa júnior da Mercedes, e poder representar a equipe na F1 Academy este ano com a Prema Racing. Um novo capítulo começa, e estou orgulhosa de dar esse próximo passo em um time tão prestigiado e ao lado do projeto Iron Dames. Sou grata pela confiança e honrada de correr sob suas cores. A transição para os monopostos era um objetivo claro na minha carreira, e estar neste ambiente é a melhor forma de me preparar. Estou trabalhando duro para chegar ao topo desse esporte e não vejo a hora de começar a acelerar.”

O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, também celebrou a chegada da jovem piloto: “Doriane é um talento empolgante, e estamos felizes em iniciar nossa participação na F1 Academy com ela como nossa escolhida. Acompanhamos de perto seu desenvolvimento nos últimos anos, e ela sempre nos impressionou. O fantástico apoio de Deborah Mayer e da organização Iron Dames, permitiu que ela demonstrasse suas habilidades até esse ponto, e ela aproveitou ao máximo essa oportunidade com determinação e talento. Agora estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com a Iron Dames, a Prema Racing e a F1 Academy, para apoiar Doriane enquanto ela dá o próximo passo em sua carreira”, concluiu Wolff.

A chegada de Doriane Pin à F1 Academy sob as cores da Mercedes, aumenta ainda mais a expectativa para a nova temporada da categoria. Com seu talento e determinação, a jovem piloto tem tudo para escrever seu nome na história do automobilismo mundial.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Trulli aposta em “zebra” para o título em 2024
Próxima F1: Perez precisa de bons resultados este ano para manter vaga na Red Bull em 2025