O curso de Administração e o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizam o I Desafio de Inovação em Negócios. A ação acontece em parceria com a empresa multinacional Amaggi e segue até o próximo dia 08.
A professora do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFMT e coordenadora desse projeto de extensão tecnológica, Aline Crespo dos Reis Neto, conta que essa integração universidade e empresa oportuniza benefícios aos alunos, que têm a oportunidade de vivenciar “o mundo real” das organizações, numa vivência além da sala de aula.
Ela explica ainda que as equipes inscritas foram classificadas conforme avaliações de perguntas sobre conceitos de inovação realizadas pelos professores do curso de administração e do Profnit.
“A primeira etapa aconteceu no último dia 24, e para a segunda etapa (27), foram classificadas 12 equipes que estão participando do desafio de inovação. Cada uma recebeu um desafio (case), e deverão propor soluções inovadoras de gestão”, disse, complementando que cada grupo tem entre 5 a 8 alunos e no projeto os gestores de áreas nas quais os problemas estão sendo resolvidos participam de todos os encontros.
As equipes contam com apoio de mentores/orientadores, formadas por professores e colaboradores da empresa Amaggi. “Após período de discussão e elaboração de propostas de inovação pelas equipes, serão realizadas as apresentações no próximo dia 08, às 19h, no Auditório da FACC. A ação é aberta a todo público”, explicou, complementando que as equipes serão avaliadas pelos profissionais da UFMT e colaboradores da empresa Amaggi que apresentarão os primeiros colocados do Desafio.
Formação integral e diálogo com a sociedade
A coordenadora do projeto ressalta a importância da parceria para formação dos futuros administradores. “A Amaggi tem sido uma grande parceira de nosso curso, sempre presente em eventos, palestras e visitas técnicas. No ano passado, eles realizaram um evento interno, com o mesmo objetivo, também intitulado Desafio de Inovação, e tivemos a ideia de propor essa ação em parceria”, disse.
A graduanda do sexto semestre matutino do curso de Administração, Natália Massaroli, também participa da disputa e conta que eventos como esse são de extrema importância para trazer problemas reais para aqueles que estão para entrar no mercado de trabalho especializado. “Eles nos colocam em uma situação de alta pressão que precisam de muita criatividade e senso de inovação e resolução de problemas em situações extremas. E neste evento específico nos dá o sentimento de que estamos no dia a dia da empresa, a Amaggi”, destacou.
A equipe da graduanda estuda o caso “Ameaça no fluxo de exportação em Itacoatiara-AM por liberação fitossanitária Itacoatiara-AM”, e participam também os estudantes Julia Siqueira, Paulo Henrique, Victor, Fernando Plácido, Anna Ferraz, Maria Virgínia e Gustavo Henrique.
A coordenadora do projeto ressalta ainda a amplitude da organização parceira que tem sede em Cuiabá, e é hoje a maior companhia brasileira na cadeia de grãos e fibras do país, presente também na China, Argentina, Paraguai, Holanda, Noruega , Singapura e Suíça. “Espera-se que os alunos possam vivenciar a prática e conhecer de perto o ambiente das organizações, além de disputar vagas de estágio que sempre estão disponíveis; e para a organização, é uma excelente oportunidade de reconhecer novos talentos”, finaliza.
Também integram a equipe do projeto os docentes da FACC, Daiane Antonini Bortoluzi, Edson Rodrigues Aro, Elisandra Marisa Zambra, Gelciomar Simão Justen, DraKelly Pellizari, Paulo Augusto Ramalho Souza, Renato Neder e Vergílio Prado Sogabe
Da Amaggi a Supervisora Financeira, Jaqueline Ferreira, o gerente de Tesouraria, Adriano Araújo, Engenheiro de Melhoria Contínua, Samy Nessin, supervisora de Atração e Seleção, Miriam Buzatto, supervisor de Processos e Projetos de TI, Henrique Haubert, da Remuneração e Performance Cristiano Tiebel, coordenador de Monitoramento e Gestão de Suprimentos, Plínio Cola, gerente de Inovação Tecnológica Comercial, Vinicius Moreira e gerente de Planejamento Logístico, Rafael Esteves.
Fonte: ufmt