Zoneamento agrícola regionalizado altera calendário da soja no Paraná


O Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (31) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), traz um panorama positivo para as principais culturas do Paraná. A safra de milho e soja avança de forma satisfatória, beneficiada por condições climáticas favoráveis tanto para o plantio quanto para o desenvolvimento das lavouras já semeadas.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp

Em relação ao milho, o cultivo está quase finalizado em todo o estado. Por outro lado, a soja já semeou 74% de sua área prevista, com as regiões Sul e Norte, que costumam plantar mais tarde, concentrando as atividades neste estágio final. O plantio de soja está quase concluído nas regiões Oeste e Centro-Oeste.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

A colheita de soja deste ano foi a alteração no zoneamento agrícola, que define a época ideal para o plantio. Anteriormente, o plantio no Paraná se iniciava no segundo decêndio de setembro, mas agora o calendário foi regionalizado. Algumas regiões começaram o plantio a partir no começo de setembro, enquanto outras, como a do Sul, só começaram no dia 20 do mesmo mês, ajustando-se às novas orientações.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

 

Fonte: agrolink

Anteriores B3 fecha 4ªfeira estável, com milho ainda em patamares mais elevados do ano
Próxima Comissão de Educação aprova projeto que proíbe uso de celular em escolas