Usinas canavieiras aumentam eficiência e reduzem custos com locação de máquinas


No estado do Mato Grosso, usinas atendidas pela RZK Rental já operam no campo com máquinas agrícolas oriundas de locação. A empresa, que tem investido em melhorias de processos internos, enxergou no sistema “Asset Light” uma maneira eficaz de aplicar investimentos visando a renovação e manutenção de equipamentos mecânicos, proporcionando maior disponibilidade no período de safra e eficiência na colheita e operação. Nesta usina, atendida pela RZK Rental, em específico, são mais de 90 mil hectares trabalhados com tecnologia de ponta e 300 veículos, sendo um terço contratados por assinatura.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Essa prática gera economia sem perder valor e controle de qualidade, otimizando processos e reduzindo custos financeiros. Atualmente, o Brasil é líder mundial na produção e exportação de cana-de-açúcar. Dados da Unica (União da Indústria de cana-de-açúcar e Bioenergia) mostram que na última safra foram colhidas 654,43 milhões de toneladas, quase 20% a mais em relação ao ciclo anterior. No país, existem mais de 360 usinas ativas, algumas já adotando a modalidade de negócio “asset light”. Para usinas de grande e médio porte do setor sucroenergético, o sistema permite mais liberdade financeira, já que a adoção de novas tecnologias e a ampliação de estruturas são constantes.

Ao alugar máquinas e equipamentos da RZK Rental, é possível escolher diferentes tipos de serviços. São 4 modalidades disponíveis, com a possibilidade de montar o modelo adequado para qualquer tipo de planejamento agrícola ou também, escolher o modelo full service, que oferece serviços de manutenção inclusa. Com uma frota moderna, os gastos com insumos e combustíveis não oneram na gestão da propriedade. Com a redução desses gastos, o produtor pode economizar até 40%. “Trabalhamos com pacotes comerciais customizados para diferentes segmentos. Para cada modalidade que o produtor desejar, oferecemos diferentes apoios e serviços, seja na fazenda ou na indústria”, comenta Carlos.

Cana conectada

O setor de operação das usinas pode contar com atendimento especializado com a equipe de campo da Rental. As máquinas conectadas geram informações em tempo real e todas suas operações são acompanhadas através do Centro de Inteligência Agrícola, o CIA, alocado em Indaiatuba, interior paulista. Com esses dados obtidos no campo é gerado checklists, relatórios, padrões operacionais e fechamento de custos. Todas as informações são repassadas aos operadores e funcionários da fazenda. As equipes de campo da empresa locadora acompanham cada etapa da operação das frotas, do preparo à colheita, com precisão e em geração de dados. Este serviço oferece visão completa das atividades agrícolas, possibilitando decisões mais assertivas e aumentando a eficiência operacional.

Conheça mais sobre “Asset Light” Qual o diferencial?

Produtores que adotaram o serviço de locação registraram até 13% a mais de produtividade em comparação com a frota própria. Entre as inúmeras vantagens do “Asset Light” está a redução de custos, já que ter um maquinário próprio demanda grande investimento, além de arcar com manutenção, seguro e outras necessidades. Além disso, a RZK Rental conta com o Centro de Integração Agronômica (CIA), que permite o monitoramento das atividades em tempo real, possibilitando decisões mais assertivas.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Como funciona?

A forma de locação é totalmente planejada com o produtor, que define a janela de operação e o tempo de uso do maquinário, contando com técnico qualificado e mecânico quando necessário. Outra possibilidade é ser beneficiado com a tecnologia do Operations Center, embarcada nas frotas John Deere, que permite o monitoramento de todas as atividades realizadas pela máquina no campo, antecipando ajustes, manutenção ou troca de peças. Demais vantagens: Ao optar pela locação, o cliente pode contar com a máquina mais moderna e de maior tecnologia para a atividade.

É possível utilizar por um curto ou longo período e ainda optar por comprar a máquina, se for de seu interesse. Os clientes conseguem reduzir despesas ao não necessitar de um ativo na fazenda, evitando gastos e perdas devido à depreciação do veículo. No quesito operações, ao aderir à locação de máquinas, o operador da empresa acompanhará o período de utilização, permitindo a troca de informações entre os funcionários da fazenda e oferecendo aprendizado na prática. De acordo com Carlos Martinatti, o sistema “Asset Light” é uma tendência global que vem ganhando adeptos mais jovens. “Eles percebem que a manutenção cria ativos altos. São pessoas que já alugam carros de 200 mil ou veículos que atendem à logística. Eles pensam: por que não alugar uma máquina de três milhões?”, comenta Carlos.

Fonte: agrolink

Anteriores Economia da China cresce menos que o esperado no 2º tri e aumenta pressão por mais estímulos
Próxima Preocupado, Zelensky diz que eleição presidencial dos EUA representa desafio e risco para a Ucrânia