Ucrânia cumpre 2 das 7 condições para iniciar negociações de adesão à UE, diz mídia


Apesar de o conflito continuar com a Rússia, os progressos neste domínio serão apresentados nesta semana em um relatório da Comissão Europeia.
Uma das fontes especificou que os critérios cumpridos dizem respeito à necessidade de realizar uma reforma judiciária e aprovar uma legislação adequada sobre os meios de comunicação.
“O relatório será moderadamente positivo”, assinalou o informante, destacando alguns casos anticorrupção do país eslavo.
Outra fonte reconheceu certos avanços na reforma judiciária, mas comparou a situação com um “copo meio cheio”, acrescentando que “nem tudo é satisfatório”.
O relatório representa a atualização provisória antes de uma avaliação mais formal programada para o próximo outubro.
A luta contra a corrupção e a lavagem de dinheiro, juntamente com medidas para restringir a influência de oligarcas e leis para garantir os direitos das minorias étnicas, fazem parte da lista de condições que Kiev tem de cumprir como candidata à adesão à UE, status concedido ao país no ano passado, alguns meses após o lançamento da operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
Apesar de o processo normalmente levar anos, Kiev aponta para um processo de adesão acelerado à UE e espera iniciar as negociações de adesão já neste ano, mas enfrenta a oposição de alguns membros do bloco, composto por 27 países.
Chanceler alemão Olaf Scholz, à direita, e o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, conversam com a mídia após a reunião na Chancelaria em Berlim, Alemanha, 19 de junho de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Rússia: Ocidente promoveu tópico da contraofensiva da Ucrânia para justificar fornecimento de armas
Próxima Taiwan 'cobra' maior aproximação da Europa além de interesse em microchips