Nos últimos dez anos, a Turquia emergiu como um importante centro de transbordo de produtos agrícolas, como oleaginosas, grãos e leguminosas, resultado de investimentos em infraestrutura portuária e maior envolvimento nos sistemas de comércio regional e global, conforme relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
Mercados no Oriente Médio, Ásia Central e África têm se beneficiado com o papel crescente da Turquia nesse setor, segundo o FAS. Em 2022, o valor dos produtos agrícolas transbordados atingiu um recorde de US$ 4 bilhões, o dobro de alguns anos antes, embora tenha caído ligeiramente para US$ 3,8 bilhões em 2023, com expectativa de crescimento nos próximos anos.
De acordo com a análise do FAS, os principais produtos transbordados no último ano, em termos de valor e volume, foram oleaginosas, grãos, leguminosas, nozes e suco, provenientes de países como Ucrânia, Rússia, Estados Unidos e Argentina. “Nos últimos dois anos, com a guerra na Ucrânia e a instabilidade no Mar Negro, a Turquia se tornou ainda mais crucial como centro de transbordo para oleaginosas e grãos da Rússia e Ucrânia”, destacou o FAS. “Problemas recentes no Mar Vermelho também fortaleceram o papel da Turquia como ponto de transbordo para o Oriente Médio e África.”
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Entre 2013 e 2023, o volume de transbordos na Turquia quintuplicou, passando de 500.000 toneladas para 2,5 milhões de toneladas, impulsionado pela expansão da infraestrutura logística e aumento da capacidade do Mar Negro para exportação. A Rússia se destaca como o maior exportador mundial de trigo, enquanto a Ucrânia figura entre os principais exportadores de trigo, milho, cevada e óleo de girassol, apesar do conflito entre ambos desde fevereiro de 2022.
Fonte: agrolink