Em levantamento recente,o USDA prevê que a produção de trigo da China para a Safra 2024/25 atinja um recorde de 140,0 milhões de toneladas (mt), um aumento de 3,4 mt ou 2% em relação ao ano anterior, e 3% acima da média dos últimos cinco anos de 135,8 mt. A área colhida está estimada em 23,7 milhões de hectares (ha), um aumento de 0,3% em relação ao ano passado. A produtividade é prevista em 5,91 toneladas por hectare (t/ha), um aumento de 2% em relação à produtividade do ano anterior de 5,78 t/ha.
O trigo de inverno na China está em estágios avançados de maturação e a colheita começa em meados de maio e continua até o final de junho. Normalmente é plantado de meados de setembro até o final de outubro.
O trigo de inverno representa 95% do total nacional de trigo; o trigo de primavera representa 5% e é semeado de março a abril e colhido de agosto a setembro.
De maneira geral, as condições de umidade do solo durante o plantio da safra de trigo de inverno estavam úmidas a normais nas principais regiões produtoras, incluindo as províncias de Henan, Hebei, Shandong, Anhui e Jiangsu.
Os gráficos mostram o crescimento da produção e produtividade do trigo chines ao longo dos últimos 24 anos. Embora a área plantada nos últimos 7 anos tenha sido reduzida, com argumento sutil nos últimos 3 anos. Fonte: USDA
Uma visão regional das principais regiões produtoras de trigo, usando o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) derivado de satélite, revelou que as condições de crescimento da Safra 2024/25 em fevereiro e março durante os períodos vegetativos iniciais foram significativamente melhores em relação à média de longo prazo.
As condições em abril indicaram um final favorável para o enchimento de grãos e maturação, especialmente na Planície do Norte da China. As perspectivas de produção são favoráveis. De acordo com o Serviço de Agricultura Estrangeira/Pequim, as condições de crescimento do trigo de inverno foram melhores do que no ano passado, o plantio do trigo de primavera ocorreu no tempo previsto, e os insumos foram fornecidos sem problemas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Fonte: agrolink