O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e parceiros apresentam aos produtores, alternativas na produção de laranja e limão no Estado. A expedição esteve apresentando as tecnologias na produção de citricultura, nesta quinta-feira, 05, no projeto Nova União Empreendimentos, no município de Itapiratins, na região norte do Estado.
Durante o encontro, a secretária-executiva da Seagro, Lilian Martins, fez uma explanação sobre os incentivos do Governo do Estado para a produção cítrica, especialmente a laranja e limão. “Este é um momento de aprendizado muito importante para o incentivo à produção da laranja, sendo mais uma alternativa na nossa agricultura. O suco da laranja é um dos mais consumidos em várias regiões, e a Rota da Fruticultura propicia conhecer essa atividade trazendo técnicos e profissionais importantes para repassar os conhecimentos necessários para essa alternativa de geração de renda”, expressou a secretária-executiva.
O palestrante e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Romeu de Carvalho, fez uma explanação geral sobre a produção cítrica, envolvendo plantio, manejo e comercialização da laranja e limão. “O Tocantins possui clima propício, pois é possível produzir, desde que obedecidas às técnicas de manejo do plantio, do solo e água. A cadeia produtiva da citricultura (laranja, limão e tangerina), alcança mais de 95% de consumo de suco no mundo, portanto é uma alternativa viável de produção”, explicou.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Ao falar da expedição, o gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo, disse que no Tocantins as condições de produção de citros são propícias, dentre elas a disponibilidade de água e a incidência do sol, ideais para o desenvolvimento desta atividade. “O Estado possui um diferencial fitossanitário por não ter a ocorrência das principais pragas que acometem as lavouras como o canco cítrio e o HLB, e temos na Adapec um suporte de defesa agropecuária para auxiliar os produtores no desenvolvimento da cultura aqui Tocantins”, detalhou.
Laudemir Marcante, um dos sócios do projeto, explicou o processo de implantação e funcionamento da produção na propriedade. “Iniciamos esse projeto há cerca de 10 anos, na produção de laranja, pocan (tangerina) e limão. Estamos esperando colher a primeira produção da laranja, agora no próximo ano, de março a abril, fruta que é foco principal do cultivo”, explicou.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });
O produtor Laudemir informou que o projeto “é cultivado em 60 hectares, com 20 mil pés de laranja, sendo que agora em novembro de 2024, iremos plantar mais oito mil pés de laranja. A expectativa é colher dentro da média de duas caixas e meia por planta”, ressaltou.
Fonte: agrolink