O panorama do tempo para esta quinta-feira (07/12) apresenta as condições típicas de um dia de verão, apesar do predomínio de tempo seco em algumas áreas do leste do Brasil.
A massa de ar seco sobre o Nordeste, deve ganhar mais força e abrangência, avançando até a parcela central de Minas Gerais, Goiás e Tocantins, onde o predomínio deverá ser de tempo seco e temperaturas elevadas, no período da tarde.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Já na região Norte, é esperado um reforço das instabilidades, particularmente nos setores mais centrais da região.
Já no Sul do país, uma frente fria – sistema de chuvas – mantém as condições de fortes instabilidades, com potencial para ocorrência de temporais localmente fortes, que podem ser acompanhados por eventos de tempo adverso.
Região Norte: Chuvas se intensificam no leste do Amazonas e oeste do Pará
As instabilidades tropicais, devem ganhar mais espaço sobre a parcela central da região, aumentando as condições de chuvas sobre o leste do Amazonas, oeste do Pará, bem como o sul de Roraima. Por outro lado, a massa de ar seco avança um pouco mais sobre o Tocantins, diminuindo as precipitações no sul e leste do estado. Nas áreas mais chuvosas, são esperados acumulados entre os 20 e 30 mm no decorrer do período, mas há possibilidade de valores superiores à média das projeções. Já na região do AMACRO, é esperado um dia com chuvas irregulares.
Região Nordeste: Massa de ar quente e seco provoca calor intenso no Nordeste
A massa de ar quente e seco deve ganhar ainda mais abrangência na região, diminuindo as condições de chuvas até mesmo em setores do Maranhão. Essa massa de ar, traz temperaturas ainda mais elevadas se comparadas ao dia anterior, mesmo que o amanhecer, nos pontos de maior altitude da Bahia, devam começar com termômetros abaixo dos 18°C. Já em áreas do leste do nordeste, os ventos oceânicos devem favorecer a formação de chuvas isoladas, de fraca intensidade e curta duração.
Região Centro-Oeste: Chuvas concentradas no sul. Sol e calor em Goiás
De maneira geral, as instabilidades serão reforçadas nesta quinta-feira, porém ficarão concentradas em setores do sul. Desta forma, áreas da metade norte de Goiás devem ter o predomínio do Sol, resultando em um aumento ainda mais expressivo das temperaturas, que devem ser acompanhadas por baixos índices de umidade. Já em Mato Grosso, as projeções indicam chuvas variando entre os 5 e 15 mm na média, sinalizando uma grande irregularidade das precipitações, tanto nos volumes quanto nas áreas que poderão receber essas chuvas. Áreas do sul e Bolsão Sul-Matogrossense, devem registrar chuvas mais expressivas, com até 20 mm no decorrer do período.
Região Sudeste: Chuvas localizadas no sul de Minas e SP, tempo firme no restante
Os corredores de umidade permanecem ativos sobre a região, mas um pouco mais deslocados ao sul. Essa condição mantém as instabilidades sobre o estado de São Paulo e no sul de Minas. Assim, boa parte do estado mineiro deve ter o predomínio de tempo firme nesta quinta-feira, resultando também num maior aquecimento no período da tarde, mesmo que o amanhecer seja ameno – com temperaturas na casa dos 15 a 17°C – marcando assim, um dia de grande amplitude térmica. Já nas áreas que podem registrar as chuvas, elas ocorrem de maneira localizada, mas não se descarta a ocorrência de temporais mais fortes. Atenção para os baixos índices de umidade ao norte de Minas.
Região Sul: Tempestades e sensação de abafamento. há possibilidade de granizo
A presença de uma frente fria – sistema associado a chuvas – mantém as condições de instabilidades em boa parte da região, especialmente em setores do norte gaúcho e oeste catarinense. Essas instabilidades deverão ser localmente fortes, como consequência do “choque” de temperaturas – em termos técnicos isso é conhecido como forte gradiente de temperatura – onde uma massa de ar mais frio atua sobre a Argentina e o ar mais quente sobre o Brasil. Há condições para o registro de tempo adverso, como chuvas intensas em curtos períodos de tempo, vendavais e até mesmo queda de granizo. Mesmo com as chuvas, as temperaturas serão elevadas sobre a região, com termômetros acima dos 30°C. Isso acompanhado pela maior presença de umidade e nebulosidade, deve trazer uma sensação de abafamento.
A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete
Fonte: agrolink