De acordo com o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, publicado nesta terça-feira (5) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Sul da Ásia experimentou clima calmo na maior parte da Índia e Paquistão, com chuvas acima de 25 mm limitadas a áreas pontuais no leste e sul da Índia, além de Bangladesh e Sri Lanka. O tempo seco e quente (com temperaturas localmente superiores a 40°C) favoreceu a colheita das safras de kharif e preparativos para o plantio da safra de rabi, que vai de novembro a fevereiro.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
No Leste da Ásia, o tufão Kong-Rey atravessou Taiwan e seguiu para o litoral sudeste da China, sendo classificado como “muito forte” pelo Centro Meteorológico Regional Especializado no Japão e atingindo o status de supertufão por outras instituições. A tempestade causou grandes danos à infraestrutura em Taiwan e na China, mas com impactos agrícolas limitados, já que a maior parte das safras de verão foi colhida. O tufão também atingiu o sul do Japão, onde chuvas de até 400 mm provocaram inundações, sem afetar consideravelmente as colheitas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
No Sudeste Asiático, a tempestade tropical Trami trouxe enchentes para o centro do Vietnã, com acumulados de chuva em duas semanas que se aproximaram de 1.000 mm em algumas áreas. A colheita do arroz da estação chuvosa estava prestes a começar em toda a Indochina, enquanto as Filipinas tiveram chuvas generalizadas. Na Indonésia, a umidade crescente em Java incentivou o plantio precoce de arroz nos distritos ocidentais, embora as chuvas tenham sido mais lentas para se desenvolver nos distritos centrais e orientais.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });
Fonte: agrolink