Temperaturas de inverno nesta quinta-feira


Para esta quinta-feira (18.04) a frente fria deve atuar entre a região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com possibilidade de alguns temporais no Vale do Paraíba e nas áreas mais próximas do litoral.  Enquanto o centro-sul do país, deve registrar o avanço da massa de ar frio, associada à região de alta pressão, traz condições de tempo firme e temperaturas típicas de inverno.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Nos pontos de maior altitude, essa condição de temperaturas baixas e céu limpo no período da madrugada, favorece a formação de geadas. Essas geadas devem ocorrer de maneira fraca e pontual, sem apresentar riscos às lavouras da região.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

No centro-oeste, as chuvas devem se concentrar na faixa central da região, mas com chuvas ocorrendo de maneira isolada e pontual.

Já ao norte do Brasil, as condições de chuvas seguem atreladas à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mantendo as instabilidades ativas desde o norte do Pará até o Rio Grande do Norte.

Além da possibilidade de chuvas no leste do nordeste, em função das instabilidades que surgem no oceano, conhecidas como ondas de leste, que migram para a costa da região. 

 

Chuvas para esta Quinta-Feira 18/04

Região Norte

As instabilidades tropicais contribuem com a formação das trovoadas em praticamente todos os setores da região. No entanto, áreas do sudeste do Pará e sul do Tocantins devem ter uma condição de tempo mais seco, ainda que as chuvas possam ocorrer de maneira isolada e pontual.

 

Região Nordeste

As chuvas seguem acompanhando o padrão das instabilidades para a região, com destaque para as precipitações na faixa norte, associadas à ZCIT e no leste, como no Recôncavo Baiano e Sealba devido às ondas de leste. Algumas chuvas, isoladas e pontuais podem ocorrer no noroeste da Bahia devido à combinação entre o calor e umidade. 

 

Região Centro-Oeste

A frente fria segue atuando na região, mantendo um canal de instabilidades sobre o norte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e em boa parte do estado de Mato Grosso. Paralelamente, uma massa de ar mais seco avança pelo sul da região, trazendo uma condição de tempo fria sobre a metade sul de Mato Grosso do sul, onde as temperaturas mínimas devem ser mais baixas no amanhecer desta quinta, com marcas na ordem dos 14 a 16°C. Por outro lado, as temperaturas relativamente mais elevadas, devem continuar atuando sobre a metade norte da região, com máximas na casa dos 33°C.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

 

Região Sudeste

O ramo de instabilidades da frente deve atuar sobre a região, mantendo condições de chuvas sobre a metade sul do estado de Minas Gerias e toda a faixa litorânea do Sudeste. As projeções indicam condições para temporais localmente fortes sobre o Vale do Paraíba, sul do Espírito Santo e no leste de Minas Gerais. Ao mesmo tempo, uma massa de ar mais frio e seco vem adentrando a metade sul do estado de São Paulo, ao passo que uma massa de ar quente e seco atua sobre a metade norte de Minas Gerais.

 

Região Sul

O estabelecimento de uma massa de ar seco e frio garante as condições de tempo firme em praticamente toda a região, algumas instabilidades ainda podem surgir no litoral do Paraná, mas de maneira fraca e pontual. Destaque para as temperaturas mínimas, que podem ficar abaixo dos 10°C em grande parte da região e abaixo dos 5 a 4°C nos pontos de maior altitude. Essa condição de céu limpo, temperaturas baixas e vento calmo, favorece a formação de geadas. No entanto, o registro do fenômeno deve ser restrito à serra catarinense, sem impactos para as regiões produtoras do Sul.

Fonte: agrolink

Anteriores Arábica volta acompanhar robusta e ultrapassa 225 cents/lbp em Nova York
Próxima 27 Celulares Encontrados em Barco à Deriva com Corpos no Pará; PF Busca Identificar Vítimas