Engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, em colaboração com especialistas chineses, desenvolveram um dispositivo inovador movido a energia solar capaz de converter água do mar em água potável. O sistema utiliza luz solar direta para aquecer a água salgada, empregando um método que imita a circulação termohalina dos oceanos.
A água em movimento cria redemoinhos que, combinados com o calor solar, promovem a evaporação da água, deixando para trás o sal. O vapor resultante é condensado e coletado como água potável. Este dispositivo se destaca pela eficiência, sendo capaz de produzir entre 4 e 6 litros de água potável por hora, tem o tamanho de uma mala pequena, durabilidade de vários anos e um custo inferior ao da água da torneira. Inspirado pela natureza, o sistema imita a convecção oceânica em uma escala reduzida, maximizando a remoção de sal.
O design envolve uma caixa fina com material escuro na parte superior que absorve o calor solar, aquecendo a água em contato direto. A água aquecida evapora, condensa-se no fundo e é coletada como água potável. Em testes, a equipe concluiu que, ampliando cada etapa do dispositivo para um metro quadrado, poderia produzir até 5 litros de água potável por hora, com vida útil de vários anos e custo inferior ao da água encanada nos Estados Unidos.
A capacidade deste dispositivo de resolver problemas de dessalinização do mundo real é incrível. Como aponta Guihua Yu, especialista em sistemas sustentáveis ??de água e energia da Universidade do Texas em Austin, esta inovação é especialmente útil para regiões com águas altamente salinizadas e o seu design modular torna-a ideal para a produção doméstica de água.
Fonte: agrolink