O agronegócio brasileiro está passando por uma transformação digital , impulsionada pela adoção de tecnologias avançadas como a Inteligência Artificial (IA). Empresas do setor já estão se adaptando e liderando essas mudanças e assim já é possível otimizar processos, operações e criar novas oportunidades de negócios. E esse movimento não apenas reflete uma tendência global, mas também destaca o potencial da IA para revolucionar o setor “fora da porteira”.
A Grão Direto, plataforma digital de comercialização de grãos da América Latina, tem demonstrado como a IA pode ser um diferencial competitivo no agro. O AIrton, a inteligência artificial desenvolvida pela startup, já desempenha um papel fundamental em várias etapas da negociação de grãos. Desde a análise de mercado até a automação de contratos, a IA está sendo utilizada para tornar as operações mais eficientes e precisas.
Benefícios da IA no agronegócio
A implementação do AIrton na Grão Direto é resultado de uma jornada de aprimoramento contínuo. Tudo começou com a ideia de utilizar a inteligência artificial para identificar padrões em análises de mercado, substituindo o monitoramento anteriormente realizado diretamente pelos times comerciais da empresa. O objetivo era fazer com que o AIrton conseguisse calcular, com alta precisão, os preços médios da plataforma com base nas movimentações do mercado ao longo do dia. Após testes e melhorias incrementais, a IA alcançou esse feito com sucesso, dando ainda mais confiabilidade nos índices de preços da Grão Direto e oferecendo informações estratégicas para os usuários do aplicativo.
Hoje, a startup disponibiliza diversos serviços e soluções que possuem o uso da IA. No “Barter Digital”, por exemplo, o AIrton é capaz de “ler” contratos dos mais diversos tipos e realizar o preenchimento automático dos dados no sistema; basta o cliente subir o contrato e todo o restante fica com a IA. Isto economiza muito tempo dos times dedicados à operacionalização do barter em diversas companhias clientes da startup, além da maior assertividade. Em outro caso, a inteligência é aplicada no “Clicou, Fechou”, solução de fechamento de negócios em tempo real, onde é possível calcular a probabilidade de um usuário fechar um negócio naquele mesmo dia – a partir de dados de comportamento do usuário e de mercado – e enviar notificações inteligentes a fim de facilitar negócios que estão na iminência de ocorrer. Já na funcionalidade “Minhas Negociações” no aplicativo, onde o usuário pode enviar um contrato negociado e descobrir se fez um bom negócio de acordo com a média de sua região, a IA auxilia, também, no preenchimento das informações – fazendo leitura dos contratos, o preenchimento dos campos e realizando as análises de mercado. Por fim, o AIrton também está lendo “Certidões de Penhor”, documentos que reúnem informações de diversas propriedades e produtores diferentes, estruturando os dados e organizando as informações na plataforma de Gestão de Contratos, economizando horas de trabalho dos clientes e diminuindo a chance de erro de preenchimento.
A Microsoft é uma aliada da Grão Direto nesse processo por meio do Azure Databricks, que oferece uma ampla gama de recursos que permitem criar, treinar, implantar e monitorar efetivamente modelos de IA. “O uso da tecnologia no agronegócio vem crescendo e se intensificando nos últimos anos, mas a IA é algo novo nesse campo. A colaboração entre a Grão Direto e a Microsoft reúne a inovação e a experiência para desbloquear oportunidades para o agronegócio. Estamos felizes em fazer parte dessa transformação digital no agronegócio juntamente com a Grão Direto”, diz Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups da Microsoft Brasil.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
O uso da IA não se limita apenas a melhorias operacionais. Vinícius Caetano Moreira, Gerente de Inovação e Tecnologia Comercial na Amaggi, observa que “a inteligência artificial está se tornando cada vez mais presente em nosso cotidiano, especialmente no auxílio à tomada de decisões.” Ele enfatiza como as notificações inteligentes permitem que os compradores ajam rapidamente com base em informações confiáveis, aumentando a eficiência e assertividade das operações.
A transformação digital no agronegócio, liderada pela adoção de IA, promete não apenas aumentar a eficiência e a precisão das operações, mas também abrir novas fronteiras para inovação e crescimento sustentável no setor. Com a IA, o futuro do agro parece cada vez mais promissor, marcado por avanços tecnológicos que beneficiam todos os envolvidos na cadeia de produção e comercialização.
Fonte: agrolink