A sexta-feira (19.04) segue sendo marcada pela atuação de uma massa de ar polar no sul do Brasil. Essa condição traz um dia de tempo limpo e temperaturas amenas, com possibilidade de geadas nas primeiras horas da manhã.
As condições de tempo firme avançam até o sul do Centro-Oeste e metade sul da região Sudeste, também com temperaturas amenas no período da manhã.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
A frente fria ainda deve atuar na costa do Brasil, mantendo o ramo de instabilidades ativo no leste de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia.
Já na faixa norte de nordeste, seguem as condições de chuvas associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). E na região Norte as instabilidades são associadas ao calor e umidade da região.
Região Norte
De maneira geral, as condições de chuvas são mais abrangentes nesta sexta-feira, com possibilidade de pancadas localmente fortes no estado do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins. Essas chuvas devem ocorrer na forma de trovoadas, principalmente no período da tarde. Contudo, setores do Acre e sul de Rondônia, devem registrar uma condição de chuvas mais irregulares e redução nas temperaturas.
Região Nordeste
As condições de chuvas seguem concentradas na faixa norte da região, em decorrência da atuação da ZCIT. Além disso, a combinação entre o calor e umidade deve reforçar as condições de chuvas ao sul do Maranhão e Piauí, onde há possibilidade de registros na ordem dos 30 a 50 mm de maneira pontual. Essas instabilidades devem avançar até o noroeste da Bahia, enquanto as demais áreas do estado devem ter uma condição de tempo firme. O ramo de instabilidades de uma frente fria ao sul da região, deve contribuir com a formação de nuvens carregadas no extremo sul da Bahia.
Região Centro-Oeste
As instabilidades da frente fria ainda auxiliam na organização das nuvens carregadas na metade norte da região, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas e pontuais sobre grande parte do estado de Mato Grosso e Goiás, com projeções de chuvas na ordem dos 7 a 15 mm. Paralelamente, uma massa de ar seco e frio avança pelo sul da região, trazendo condições de um amanhecer ameno, com temperaturas na ordem dos 15°C. Além disso, a previsão indica uma redução nos níveis de umidade relativa do ar, aumentando a taxa de evaporação das plantas e do solo.
Região Sudeste
O ramo de instabilidades da frente fria ainda deve atuar na região, mas com intensidade e abrangência reduzida. As chuvas devem se concentrar no centro-leste de Minas Gerais e sobre o estado do Espírito Santo, com acumulados que variam entre os 10 e 20 mm nas áreas mais úmidas. Ao mesmo tempo, uma massa de ar seco e frio deve influenciar as condições sobre o estado de São Paulo, Triângulo e Sul de Minas Gerais, assim como no Rio de Janeiro. Desta forma, o amanhecer e final do dia devem ter temperaturas amenas, condição que está alinhada com a época do ano. Sobre o norte de Minas Gerais, a situação ainda é de atenção, devido à atuação de uma massa de ar mais seco e quente, aumentando a demanda hídrica das lavouras.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Região Sul
A presença da massa de ar polar na região, mantém as condições de tempo firme e temperaturas baixas no amanhecer, com possibilidade da formação de geadas nos pontos de maior altitude de Santa Catarina, e áreas do meio-sul do Paraná. Essas geadas devem ser acompanhadas por temperaturas próximas dos zero graus nas regiões mais frias, mas sem previsão de impactos para as lavouras da região. No período da tarde, mesmo com a forte presença do sol em todas as regiões, as temperaturas permanecem amenas, abaixo dos 28°C na maior parte das regiões. No entanto, áreas do noroeste do Paraná, devem registrar temperaturas na ordem dos 30°C, que podem ser acompanhadas por índices de umidade na casa dos 30%.
Fonte: agrolink