A FAO distribuiu no Dia Mundial do Solo, no dia 5 de dezembro, para enfatizar a importância dos sistemas conservacionistas, como a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), na promoção de solos saudáveis, segundo informa a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Segundo o pesquisador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), esses sistemas viabilizam um solo mais saudável, melhorando suas propriedades químicas, físicas e biológicas. As pesquisas mostram que esses métodos conservacionistas acumulam mais carbono, resultando em maior estabilidade orgânica em comparação com os sistemas convencionais. Um solo de melhor qualidade contribui para altas produtividades agrícolas e melhora a qualidade da pastagem, beneficiando a produção e a renda dos animais.
Essas práticas, aprovadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, abordam aspectos econômicos, sociais e ambientais, incluindo a redução da fome, pobreza extrema, proteção ambiental e enfrentamento das mudanças climáticas.
Fonte: agrolink