Soja ganha ritmo no Rio Grande do Sul


De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado na última quinta-feira (7), o plantio de soja no Rio Grande do Sul registrou um bom avanço nesta semana. O estado atingiu 23% da área prevista, contra os 10% contabilizados na semana anterior. O progresso foi favorecido pelas condições de umidade do solo, que, em grande parte do estado, se mostram ideais para a semeadura, e pela conclusão das colheitas de cereais de inverno e do plantio de arroz em algumas propriedades.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Segundo o informativo, as condições climáticas permitiram a semeadura com mínimo revolvimento do solo e deposição uniforme das sementes, favorecendo uma emergência rápida e uniforme nas lavouras plantadas entre 20 e 25 de outubro. As sementes germinaram entre 5 e 7 dias após o plantio, com desenvolvimento inicial acelerado.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

Apesar do avanço geral, algumas regiões enfrentam desafios. No Sul e na Campanha, chuvas intensas mantiveram o solo com excesso de umidade, atrasando a preparação e o plantio. Já na Fronteira Oeste e no Vale do Jaguari, o problema é inverso: a combinação de ventos fortes, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas reduziu os níveis de umidade do solo, dificultando a continuidade do plantio.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

A Emater/RS-Ascar projeta para esta safra uma área total de 6,81 milhões de hectares e uma produtividade média de 3.179 kg/ha.

O preço médio da saca de 60 kg da soja no estado subiu 1,04% na semana, passando de R$ 127,90 para R$ 129,23, conforme levantamento semanal da Emater. O aumento reflete uma demanda aquecida e as condições do mercado nacional.

Fonte: agrolink

Anteriores Resultado de eleições nos EUA não tem impacto sobre política monetária de curto prazo, diz chair do Fed
Próxima Em encontro do Mercosul, Cármen Lúcia afirma que “populismo demagógico” tem ameaçado a democracia