A semeadura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul atingiu a marca de 82,41% da área de intenção de semeadura, segundo dados divulgados pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da autarquia. O avanço registrado nas últimas semanas em algumas regiões foi impulsionado por uma semana com poucas chuvas, permitindo o progresso nas atividades agrícolas.
Contudo, algumas áreas ainda enfrentam desafios, especialmente devido às enchentes. O atraso na semeadura é mais pronunciado na Região Central do Estado e na Planície Costeira Interna, onde as precipitações foram mais intensas, sendo a Região Central também impactada pelas cheias dos rios.
Com previsões meteorológicas indicando mudanças, uma frente fria avança, trazendo chuva e riscos de temporais, especialmente nas áreas de fronteira com o Uruguai. No sábado, a chuva se espalha para outras regiões, com maior intensidade prevista na Campanha, Fronteira Oeste, Zona Sul e Região Central. O domingo deve manter a persistência da chuva, principalmente na Metade Oeste do RS.
A semana seguinte reserva mais desafios, com chuvas recuando na segunda-feira, retornando com menor intensidade na terça e quarta-feira. Na quinta-feira, a frente fria se afasta na Metade Sul do RS, abrindo espaço para condições mais secas. Os acumulados de precipitação até o dia 07 de dezembro devem variar de 40 a 100 mm, com maiores volumes esperados na Metade Oeste do Estado.
Fonte: agrolink