Segundo Gabriel Rodrigues, meteorologista do Portal Agrolink, a semana começa com a persistência de uma massa de ar frio sobre o centro-sul do Brasil. As temperaturas continuam baixas, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste. O frio mais rigoroso deve atingir áreas do Rio Grande do Sul e do sul do Paraná, com possibilidade de temperaturas negativas nas serras gaúcha e catarinense, bem como no meio-sul do Paraná.
Apesar do frio intenso, a previsão é de tempo seco com a presença do sol, o que praticamente elimina a chance de eventos de precipitação invernal, como os registrados no último fim de semana. No entanto, as condições climáticas são propícias para a formação de geadas, especialmente em áreas do sul de Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e Vale do Paraíba, onde os termômetros podem registrar temperaturas entre 6°C e 9°C no início da semana. A tendência é de resfriamento ao longo dos próximos dias, com a possibilidade de temperaturas abaixo dos 4°C nas madrugadas de terça e quarta-feira, principalmente no Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Já na região Norte, as temperaturas continuam elevadas, com picos superiores a 35°C, especialmente no norte de Mato Grosso, norte de Goiás e norte de Minas Gerais, além das áreas da faixa norte do país.
A expectativa é de que a massa de ar frio continue atuando nos próximos dias, avançando de maneira mais expressiva pelo sul e leste do Brasil e alcançando a região Nordeste até sexta-feira. As simulações indicam que as temperaturas poderão atingir de 13°C a 15°C em áreas do sul do Ceará, oeste da Paraíba e Pernambuco, além do norte e oeste da Bahia.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Em termos de precipitação, a semana será predominantemente seca na maior parte do país, com chuvas mais expressivas concentradas na região Norte e na costa do Nordeste, especialmente entre o sul da Bahia e o Recôncavo Baiano. Nessas áreas, as chuvas podem ultrapassar os 100 mm ao longo da semana, favorecidas pela atuação de uma frente fria que se desloca no oceano.
Apesar das simulações indicarem instabilidades no sul do Tocantins, norte de Goiás e nordeste de Mato Grosso, essas chuvas devem ser isoladas e de curta duração, ocorrendo entre os dias 15 e 17 de agosto, sem sinal de antecipação da estação chuvosa.
Fonte: agrolink