No mais recente boletim de acompanhamento das lavouras, realizado pela Conab, indica que pelo menos 35,8% do trigo já está semeado, embora as condições das lavouras apresentem realidades distintas em diferentes regiões.
No Rio Grande do Sul, a semeadura das lavouras ainda está em fase inicial e com atraso devido ao excesso de chuvas. Já no Paraná, onde mais da metade das lavouras já estão semeadas, o clima favorável tem impulsionado o perfilhamento, fase crucial para o estabelecimento da produtividade. No entanto, as projeções indicam a redução dos volumes de chuva no estado ao longo das próximas semanas.
Na Bahia, o plantio das lavouras foi iniciado e as plantas apresentam boas condições. O monitoramento de pragas e doenças deve ser intensificado nesta fase, especialmente para evitar perdas na produtividade.
Em Minas Gerais, a falta de chuvas nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba exige atenção especial, com adoção de medidas como irrigação de precisão e otimização do uso da água para garantir a saúde das lavouras. Apesar da estiagem, os relatos indicam bom desenvolvimento das plantas até o momento.
Em Goiás, a semeadura do trigo irrigado está sendo finalizada, enquanto a colheita das lavouras de sequeiro se inicia..
Em Mato Grosso do Sul, as chuvas recentes beneficiaram a finalização da semeadura, criando um cenário promissor para o desenvolvimento das lavouras, embora as perspectivas para as próximas semanas também apresenta baixos volumes de chuva
Progresso de safra
Semana de 27 de maio a 02 de Junho 2024
Fonte: Conab
Em todo o país, o plantio avança em 35,8% das áreas monitoradas pela Conab, indicando um leve atraso em relação ao mesmo período da safra anterior, no qual já contava com 40,9% das lavouras em campo.
Desses 35,8% em 2024, grande parte (62,7%) estão no estádio de desenvolvimento vegetatiovo, com 6,6% avançando pela floração, 4% em enchimento de grãos e ao menos 3,5% em maturação, com destaque para o estado de Goiás.
Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.
Progresso do plantio
- Goiás: Aumento de 2% no plantio (de 95% para 97% esta semana); contudo, o andamento da safra está 3% atrasado em relação ao ano anterior
- Minas Gerais: Plantio finalizado
- Bahia: Salto de 20% (de 10% para 20% esta semana) na área semeada; No entanto, o andamento do plantio está atrasado em relação à safra anterior.
- Rio Grande do Sul: Sem registro no progresso do plantio, embora algumas áreas já tenham iniciado. Condição que está atrasada em relação ao mesmo período do ano anterior, no qual pelo menos 7% das lavouras já haviam sido plantadas.
- Paraná: Aumento de 7% no plantio (de 45% para 59% esta semana); na safra anterior, o plantio estava em 66%, indicando um atraso este ano.
- Santa Catarina: Sem progresso no plantio (mantido em 0%); na safra anterior, o plantio estava em 1%, mostrando um ligeiro atraso.
- São Paulo: Aumento de 15% no plantio (de 65% para 80% esta semana); na safra anterior, a safra havia sido finalizada, indicando um atraso este ano.
- Mato Grosso do Sul: Aumento de 20% no plantio (de 80% para 100% esta semana); encerrando as operações de plantio
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Fonte: agrolink