Rastreabilidade é oportunidade


O agronegócio brasileiro adota o QR Code Padrão GS1 para melhorar a segurança, sustentabilidade e transparência. Essa ferramenta global de digitalização e inovação permite rastreabilidade detalhada, elevando os padrões de qualidade e fortalecendo a posição do Brasil no mercado global.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

“O QR Code Padrão GS1 está na vanguarda dessa transformação e assegura que o agronegócio brasileiro continue a crescer e prosperar, mantendo-se competitivo e confiável em um mercado cada vez mais exigente”, destaca Nilson Gasconi, executivo de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

A importância da identificação global de produtos, segundo ele, está entre os principais desafios para a rastreabilidade eficaz. “A base de tudo é a identificação do produto. A partir do momento em que você dá uma identidade global única e inequívoca a um produto, é possível manter o histórico de todos os registros e situações por onde ele passa”, explica.

A rastreabilidade é crucial para a segurança do consumidor e a eficiência do setor agropecuário, especialmente na cadeia da carne bovina. Cada fase, desde o nascimento até o abate do animal, requer registros detalhados de informações como origem, medicamentos utilizados e fazendas percorridas. A China é destacada como líder em automatização para assegurar a integridade dos processos. O QR Code Padrão GS1 é elogiado por permitir identificação única de itens e acesso fácil para consumidores às informações completas do produto via escaneamento.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

O QR Code Padrão GS1 promove transparência e confiança ao permitir que consumidores acessem detalhes sobre a origem, produção e transporte de produtos alimentícios. Informações como histórico nutricional, uso de medicamentos e trajeto ao longo da cadeia produtiva são facilmente acessíveis. Na cadeia produtiva, produtores, distribuidores e varejistas monitoram eficientemente cada fase do ciclo de vida dos produtos, possibilitando intervenções rápidas em situações como contaminação ou recall. A automação proporcionada pelo QR Code GS1 reduz erros e aprimora a gestão de estoque.
 

Fonte: agrolink

Anteriores Suínos/Cepea: altas da primeira quinzena de maio garantiram avanço na média mensal
Próxima Estudante é encontrado morto após dias de buscas no Distrito Federal