Projeto de Lei quer adesivo nos carros para identificar motoristas recém-habilitados


Depois de propostas no governo para diminuir a idade mínima para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até alterar as informações mostradas no documento, um projeto de lei que tramita na Câmara prevê que motoristas recém-habilitados usem placas indicativas em seus carros que mostrem que acabaram de tirar a CNH.

De acordo com o texto, de autoria do deputado federal José Nelto (PP-GO), condutores que acabaram de tirar a primeira habilitação deverão usar um adesivo no carro com a inscrição “motorista recém-habilitado” durante os primeiros quatro meses.

O decalque deverá ficar em lugar visível no veículo e será fornecido pela autoescola. A exigência valerá para as categoria A, B e AB. O projeto afirma ainda que quem descumprir a ordem poderá ser multado, mas não especificou o valor ou se também acarretará em uma infração.

Como justificativa, o deputado declara que o Brasil é terceiro país com mais mortes de trânsito no mundo e a “falta de prática do condutor aumenta a incidência de acidentes, oferecendo riscos às pessoas, atraso nos prazos de entrega e possíveis danos à carga”. Nelto defende que a medida proposta será simples, de baixo custo e poderá auxiliar na redução de acidentes fatais.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Constituição e Justiça; e de Cidadania.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores CNJ pede abertura de reclamação disciplinar contra sete juízes do RJ
Próxima Xadrez tem número recorde de competidores