Segundo dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de carne bovina brasileira está prevista para alcançar 11,21 milhões de toneladas em 2024. Conforme informações do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), este volume representa um aumento de 2,37% em relação ao ano anterior, quando a produção foi de 10,95 milhões de toneladas.
A projeção considera o elevado volume de animais abatidos no Brasil e uma demanda sólida pela proteína vermelha tanto no mercado interno quanto externo. Estima-se que o Brasil deva exportar 2,93 milhões de toneladas de carne bovina, um aumento de 1,14% em comparação com o ano anterior, o que representaria aproximadamente 26,14% de toda a produção brasileira em 2024.
Além disso, a redução esperada no volume de carne produzida pelos Estados Unidos, que deve diminuir em 1,86% em comparação com 2023, pode abrir espaço para que o Brasil aumente sua presença no mercado internacional. No entanto, a expectativa de um aumento no volume exportado da carne australiana, previsto em 9,15% no mesmo período, pode representar uma competição direta para o Brasil.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Em relação ao consumo doméstico brasileiro, o USDA estima um aumento de 2,74% em comparação com o ano anterior, com um volume total de 8,33 milhões de toneladas.
Fonte: agrolink