Primeira etapa da Expo Rio Preto SICREDI destaca as principais raças produtoras de leite do Brasil


Maior feira de pecuária do estado de São Paulo, a Expo Rio Preto SICREDI chega à sua 61ª edição em 2024 trazendo como destaque duas das principais raças leiteiras do Brasil: Girolando e Gir Leiteiro. Realizada de 15 a 21 de setembro no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, a Etapa Leite contará com exposições, torneios leiteiros, julgamentos e leilões em sua programação.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

A 61ª Expo Rio Preto SICREDI será palco da 24ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro e da Exposição Interestadual do Girolando, ambas organizadas pela Associação dos Produtores de Leite do Noroeste Paulista (Láctea Noroeste). Em conjunto com os torneios e julgamentos, as exposições contribuem para a visibilidade dos animais e criadores, aumentando a possibilidade de negócios.

A expectativa para esta fase é receber cerca de 700 cabeças de gado, entre Gir Leiteiro e Girolando – esta última responsável por 80% da produção de leite no País. Para os torneios, que ocorrem entre os dias 15 e 18, estão previstos 55 animais, sendo 40 Gir Leiteiros e 15 Girolandos. As ordenhas serão feitas pela manhã e à tarde, e a premiação ocorre no último dia de competição. O animal que produzir mais leite, considerando a pesagem da produção, vence o torneio.

Distribuídos em categorias que levam em conta fatores como idade, peso e genética, os animais também participam dos julgamentos ao longo dos dias 19, 20 e 21. A ação premia os pecuaristas que investem na melhoria das raças e reúne o setor leiteiro em um único lugar para incentivar a troca de experiências, informações e tecnologias.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Começamos com 90 animais leiteiros na EXPO 2017 e conseguimos, em 2024, trazer a Nacional do Gir e Interestadual do Girolando. Serão 700 animais leiteiros e grandes leilões de elite coroando a participação do leite neste evento que é uma referência da pecuária no Estado de São Paulo, comemora o secretário de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, Pedro Pezzuto, coordenador geral do evento.

Quatro leilões das raças leiteiras irão movimentar os negócios entre 18 e 20 de setembro, sempre às 20h. Em uma seleção criteriosa de animais de alta qualidade genética no espaço que combina tradição, inovação e excelência no segmento, a expectativa de compradores e expositores para fechar bons acordos é alta.

“Participar dessas mostras é um marco na minha vida. Depois de 24 anos participando de exposições aqui, conseguirmos trazer o Gir Leiteiro e o Girolando em exposições nacionais e interestaduais, isso marca porque eu via o Recinto cheio de Gir. Hoje, estamos conquistando isso de novo. É maravilhoso”, afirma Alexandre Pereira da Costa, presidente da Associação dos Produtores de Leite do Noroeste Paulista, a Láctea Noroeste.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

Debates e capacitações técnicas

Aproveitando o ponto de encontro do agronegócio, o InterTech Leite inicia as atividades na feira no dia 16, às 19h, com uma palestra ministrada pelo pesquisador Marcos Vinícius Barbosa da Silva, da Embrapa Gado de leite, um dos maiores pesquisadores do assunto no Brasil. Com o tema “Expogenômica do Gir Leiteiro”, a palestra irá abordar tecnologias e resultados que preveem resistência e produção do animal, além de evitar possíveis doenças a partir da genética. O convite para a palestra se estende não só aos produtores leiteiros, mas também aos entusiastas de uma das mais importantes fontes de leite. Para participar, basta realizar a inscrição gratuita pelo Sympla .

Depois de movimentar mais de 2 mil pessoas no primeiro ano, o 2º InterTech Agro promete uma programação ainda mais completa em 2024, com três novas frentes: Mulheres, Cacau e Inovação Pecuária.

“A feira é um evento que vai além do agronegócio, impactando toda a nossa cidade. É um espaço onde produtores têm a oportunidade de expôr e aprimorar seu trabalho, enquanto a população pode ver de perto os resultados dos esforços dos pecuaristas da região e do Brasil”, afirma Jean Daher, presidente da Acirp.

Fonte: agrolink

Anteriores Preços futuros do milho abrem a 6ªfeira próximos da estabilidade na B3
Próxima ‘Boletim Focus’: mercado financeiro eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025