Os preços internos do trigo no Brasil estão registrando uma alta acentuada no início de junho. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essa tendência de aumento é impulsionada pelos baixos estoques domésticos durante o período de entressafra.
Mesmo as recentes desvalorizações no mercado internacional, observadas na última semana, não foram suficientes para deter essa elevação nos preços internos. Especialistas do Cepea destacam que as indústrias estão agindo com cautela na compra de novos lotes, devido às mudanças nas regras de utilização de créditos tributários do PIS/Cofins, implementadas na terça-feira, dia 4 de junho, pela Medida Provisória 1.227.
No cenário das transações internacionais, dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) revelam que em maio o Brasil importou 657,13 mil toneladas de trigo, um aumento de 44,6% em relação ao volume importado em abril e uma alta expressiva de 131,8% em comparação a maio de 2023. Em contrapartida, as exportações do cereal foram limitadas a 55,2 mil toneladas em maio, uma redução significativa em relação a abril de 2023, quando foram exportadas 362,85 mil toneladas, e também inferior ao volume exportado em maio do ano passado, que foi de 71,04 mil toneladas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });
Fonte: agrolink