Preços do milho ainda proporcionam margens atrativas


De acordo com análise da TF Agroeconômica, apesar da recente queda, os preços do milho no mercado doméstico ainda proporcionam margens atrativas aos produtores, com lucros estimados em 18,30% no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e 12,86% no Paraná para a primeira safra. As informações foram divulgadas no encerramento da semana.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

A consultoria recomenda que os produtores aproveitem esses níveis de rentabilidade e fixem preços na B3 de São Paulo o quanto antes, considerando as projeções de queda nos valores até julho, com a conclusão da colheita da Safrinha e o vencimento de compromissos a prazo. Para o milho da segunda safra, a orientação é priorizar as vendas destinadas ao cumprimento de contratos, reservando pequenos volumes para o segundo semestre, quando a demanda industrial e as exportações podem sustentar uma recuperação dos preços.

Entre os fatores de alta apontados pela TF Agroeconômica, estão as negociações comerciais entre Estados Unidos e Japão, que sugerem aumento na demanda japonesa por milho americano, além do sólido volume de vendas semanais dos EUA, com destaque para o Japão como principal comprador. Outro ponto favorável foi o bom desempenho da indústria de etanol americana, que registrou aumento na produção e redução nos estoques de biocombustíveis, fortalecendo a demanda por milho no mercado interno dos EUA.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Por outro lado, o mercado enfrenta fatores de baixa relevantes. O rápido avanço do plantio de milho nos EUA para a safra 2025/2026, aliado à melhora nas condições de umidade nas principais regiões produtoras americanas, pode ampliar a oferta futura e pressionar os preços. Além disso, a América do Sul apresenta boas perspectivas de colheita, com o Brasil projetando 125 milhões de toneladas e a Argentina podendo atingir 48 milhões de toneladas, de acordo com estimativas de analistas privados.

 

Fonte: agrolink

Anteriores Confiança do consumidor brasileiro sobe pelo 2º mês com melhora nas expectativas, diz FGV
Próxima Vem aí o 19º Festival de Férias com R$ 10 mil em prêmios