Plantio de trigo atinge 91% no Paraná


O plantio de trigo alcançou 91% das áreas no Paraná, superando o mesmo período em 2023, apesar da seca que afeta grande parte do estado e dificulta o avanço da semeadura em algumas regiões. A seca também tem causado problemas em algumas lavouras, destacando-se a germinação desuniforme. Nas áreas plantadas mais cedo, essa desuniformidade já resulta em uma diferença marcante no desenvolvimento das plantas: enquanto algumas já estão espigando, outras ainda estão em perfilhamento, o que deverá impactar a qualidade dos grãos na colheita.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

As informações são do Boletim de Conjuntura Agropecuária elaborado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Atualmente, 79% das lavouras são consideradas boas, uma queda em relação aos 83% da semana passada. As lavouras classificadas como ruins aumentaram de 3% para 4%, e as medianas passaram de 14% para 17%. Consequentemente, algumas dessas lavouras devem receber menores investimentos a partir de agora.

Por outro lado, a manutenção de preços elevados do trigo, especialmente no último mês, tem incentivado a busca por sementes no mercado para plantios antes da finalização da janela de semeadura. Apesar da baixa disponibilidade de sementes, espera-se uma leve reavaliação para cima da área estadual a ser ocupada com o trigo nesta safra.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

Fonte: agrolink

Anteriores Dólar cai abaixo dos R$5,40 após falas de Lula e ministros sobre o fiscal
Próxima Em Oxford, Barroso defende inteligência artificial para ajudar juiz a decidir