Plantio de soja da argentina passa da metade


O plantio de soja da Argentina  atingiu 51,7% dos 17,3 milhões de hectares projetados, com um aumento semanal de 7,7 pontos percentuais, segundo informa a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA). Enquanto a primeira safra está concluída, a semeadura da segunda safra continua, incorporando 340 mil hectares. O estabelecimento inicial foi ótimo, exceto em algumas áreas do norte entrerriano com excesso de água. Condições ideais de umidade beneficiam 98% da soja, com um estado de cultivo de normal a excelente.

O plantio de milho comercial avança, atingindo 40,3% dos 7,1 milhões de hectares projetados, com um aumento de 8 pontos percentuais na última semana. Chuvas causaram excessos de água em Entre Ríos e no sul de Buenos Aires, afetando o estabelecimento em alguns casos. No entanto, 36% do milho apresenta condição de boa a excelente, melhorando 18 pontos percentuais em comparação com a safra anterior.

A semeadura de girassol para o ciclo 2023/24 está concluída, com uma condição hídrica de adequada a ótima, aumentando 9,8 pontos percentuais após as chuvas. A semeadura de sorgo granífero atingiu 36,4% dos 950 mil hectares estimados nos últimos quinze dias. Houve uma expansão nas áreas-chave, mas uma retração no centro e sul devido a problemas de disponibilidade de sementes. O cultivo está em estágios vegetativos, apresentando uma condição de normal a boa.

Na última semana, a colheita de trigo avançou 11,8 pontos percentuais, atingindo 48,2% da área apta. O progresso interanual de 6,1 pontos percentuais é atribuído à entrega antecipada de lotes no centro da área agrícola. Apesar dos bons resultados nos Núcleos Norte e Sul, a incerteza sobre os rendimentos no sul leva à manutenção da projeção em 14,7 milhões de toneladas. 
 

Fonte: agrolink

Anteriores Hidrogênio Verde é um dos destaques levados pelo Brasil à COP 28
Próxima Mídia: crise entre Venezuela e Guiana é tema de reunião entre Lula e Múcio