Plantio antecipado da soja avança, mas estiagem impõe desafios


O plantio da safra 2025/26 de soja no Oeste da Bahia teve início de forma antecipada, autorizado pela ADAB em caráter excepcional, entre 25 de setembro e 7 de outubro. A janela regular começou no dia 8. No entanto, o ritmo da semeadura foi impactado por uma estiagem recente, exigindo atenção redobrada dos produtores quanto ao manejo das áreas já implantadas.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_3_sidebar_mobile’); });

Segundo informações do Boletim da Safra 2025/26 da Aiba, cerca de 432 mil hectares já foram plantados, representando 19,5% da área total estimada. O índice é superior ao registrado no mesmo período da safra anterior, indicando um avanço técnico dos produtores. Contudo, as chuvas irregulares e pontuais têm dificultado a uniformidade do plantio em diferentes microrregiões.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_4_conteudo_mobile’); });

A expectativa é que o retorno das precipitações previsto para os próximos dias normalize o calendário agrícola. O monitoramento técnico das lavouras, principalmente das que foram implantadas fora da janela regular, será determinante para garantir a produtividade esperada de 68 sacas por hectare. De acordo com o boletim, a área total estimada para a soja na safra atual é de 2,218 milhões de hectares, um crescimento de 3,9% em relação ao ciclo anterior. A produção esperada é de 9,049 milhões de toneladas.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘agk_14000_pos_5_conteudo_mobile’); });

A comercialização também apresenta ritmo mais lento neste início de safra, com apenas 28% da soja já comprometida, ante os 91% da safra 2024/25. O preço médio atual é de R$ 126,50 por saca.

Fonte: agrolink

Anteriores Crise do leite se agrava no Paraná e indústrias pedem ações para conter importações e custos
Próxima Justiça de SP condena homem que chamou morte do neto de Lula de “justiça divina”