Paraná amplia exportações e reduz importações de lácteos


Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária, divulgado nesta quinta-feira (30) pelos analistas do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), as empresas paranaenses importaram 8,66 mil toneladas de lácteos em 2024, das quais 1,83 mil toneladas foram de leite em pó.

De acordo com o levantamento, o volume total de lácteos importados foi 4,6% maior que o registrado em 2020, enquanto as compras de leite em pó aumentaram 11,2% no mesmo período. Na comparação com 2023, no entanto, o Deral informou que houve quedas expressivas, de 31,2% nas importações de lácteos e 71,9% nas de leite em pó.

Para 2025, a expectativa é de estabilidade nas importações, com volumes próximos aos observados no ano anterior. Entre janeiro e setembro, os laticínios do estado importaram aproximadamente 7 mil toneladas de lácteos, sendo 1,15 mil toneladas de leite em pó, conforme o boletim.

As exportações do setor, embora ainda pequenas diante da produção estadual, seguem em expansão. Nos nove primeiros meses de 2025, o volume de lácteos exportado já superou o total registrado em 2024. Segundo o Deral, em comparação com 2023, o avanço é ainda mais expressivo: há dois anos, o Paraná exportava menos de um terço do volume atual. O soro de leite foi o principal produto exportado, com 7,2 mil toneladas comercializadas.

Fonte: agrolink

Anteriores Pedras com carta do imperador romano Caracala são descobertas sob casa rural na Turquia (IMAGENS)
Próxima Especialista aponta 6 erros estratégicos do Ocidente na política de energia