Palestra sobre a citricultura e o greening é realizada em escola de distrito de Barretos (SP)


Nesta quinta-feira (30), o Fundecitrus realizou palestra sobre a citricultura na Escola Municipal Zuleica Inacio Lopes Ferraz, no distrito Alberto Moreira, na região de Barretos (SP).

O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Olavo Bianchi tratou sobre a importância da citricultura para o distrito e para a região, para cerca de 30 crianças com idades entre 4 e 10 anos. “Os alunos aprenderam mais sobre os citros, especialmente sobre a laranja e sobre as doenças que a afetam, com destaque para o greening. Essa conscientização é muito importante para que eles também levem essas informações para casa, para seus familiares compreenderem a dimensão da citricultura para a região e como o greening exige cuidados também fora dos pomares”, explica Bianchi.

A palestra faz parte da ação de controle externo do greening promovido pelo Fundecitrus de substituição de plantas de citros e de murta (dama-da-noite) em áreas urbanas próximas de pomares comerciais, por poderem ser hospedeiras do psilídeo.

Esse tipo de ação é especialmente importante devido ao recente aumento de greening na região de Bebedouro, onde está localizada Barretos, em que a doença estava se mantendo estável ou diminuindo nos últimos cinco anos e a incidência de plantas doentes aumentou de 12,94% para 20,37% de 2022 para 2023. “O greening exige cuidados redobrado dos citricultores da região e também esse envolvimento da população por meio dessas ações externas que realizamos”, destaca Bianchi.

Fonte: agrolink

Anteriores Cenoura/Cepea: Preço da cenoura tipo "A" volta a cair frente à elevada oferta em MG
Próxima Record deve retirar programa do ar por fala homofóbica de Edir Macedo